15 de fevereiro de 2025
São José dos Campos 21° C
Parcialmente nublado
Dollar R$ 5,697
15/02
SJC 21° C
R$ 5,697



Categoria: Todas as Claves

SOS Patrimônio Musical Brasileiro  

Redação spriomais • Publicado em 16/01/2025, às 17:05 • Atualizado em 16/01/25, às 17:05

Anos de estudo e vivência profissional como violinista na Europa me colocaram diante de bibliotecas, salas de concerto, conservatórios de música e muita preservação da história cultural e musical do velho continente. Museus impecáveis, instrumentos restaurados, partituras manuscritas preservadas e zeladas como pequenos tesouros.

Para minha surpresa foi lá, no velho continente, que me deparei com quem reverenciasse a nossa música, as nossas danças, os nossos instrumentos, a nossa literatura, nossa língua e nossos gênios e gênias das artes.

Movida por um sentimento de resgate de minha brasilidade, realizei concertos dedicados ao “nosso”, antes de voltar ao Brasil.

Também para minha surpresa descobri que na Holanda, França, Espanha, Portugal e em outros países havia clubes de choro. Presenciei muitas rodas em que soavam Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo… os europeus estudavam pandeiro, cavaquinho, bandolim, violão de 7 cordas, tocavam nossa música, e falavam português…

De volta ao Brasil, iniciei então uma jornada em busca do “nosso”. Como estavam nossas partituras, nosso legado musical, nossas memórias, nossos tesouros, nossos artistas da música tão celebrados no “lado de lá”?

A resposta não podia ser mais trágica. Em um país gigante, de cultura musical espetacular, volumosa, que atravessa séculos e tem uma diversidade incrível de manifestações musicais, nosso patrimônio é desconhecido pela grande maioria.

Está embolorando, fechado em caixas, baús, estantes e armários abandonados em igrejas, bibliotecas, museus, antigos conservatórios, arquivos públicos, e com muita sorte não foi para o lixo…

Pequenos grandes gestos

Em São José dos Campos conheci o Clube do Choro Pixinguinha, em 2006, e passei a me somar aos chorões da cidade para levar adiante esta cultura genuinamente brasileira.

Fiz grande amizade com o seu líder e fundador, José Antônio da Cunha (o “maestro Cunha”), que me mostrou a quantidade de partituras, recortes de jornal, fotos, gravações, projetos e tantos outros documentos que guardou em sua residência ao longo de todo o percurso que fez como músico, em muitos estados brasileiros.

raquel aranha de máscara e jaleco em visita ao acervo do maestro

Visita a acervo particular do maestro Cunha, em 2017 (Créditos: Arquivo pessoal)

A história musical do país, através da sua própria, estava em infinitos envelopes e caixas, acondicionados como podiam e onde cabiam: “São três quartos cheios deste material. Vou ver se arranjo um local aqui em São José pra gente colocar isso. Nós vamos fazer, você me ajuda”, disse à mim em uma entrevista em maio de 2014.

Com o apoio da família Cunha e da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura) para receber o material, em 2017 iniciamos a transferência de todo o acervo para o Parque Vicentina Aranha.

70 caixas foram disponibilizadas pelo musicólogo Dr. Paulo Castagna, e meus ajudantes entraram em ação: meu pai (José Aranha) e um amigo (Lucas Faria). Uma verdadeira rede colaborativa e voluntária, pela mesma causa.

Outros textos de Todas as Claves:

 

maestro cunha ao lado de caixa com seus materiais musicais

Maestro Cunha em sua residência, em São José dos Campos, e parte de seu acervo acondicionado em caixas de transferência. Foto de 2017 (Créditos: Arquivo pessoal)

Este foi o pontapé para o nascimento do que se tornou o Centro de Documentação Musical de São José dos Campos (o CDM SJC), que desde 2022 funciona no Pavilhão Marina Crespi, no Parque Vicentina Aranha.

Um projeto piloto, raro no país, coordenado por mim após estudos na Espanha e no Brasil sobre preservação de arquivos musicais, e financiado de 2022 a 2023 com recursos públicos (edital do PROAC/Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas).

O desejo do maestro se cumpriu, e hoje o CDM já conta com mais de dez acervos de música, carinhosamente entregues pelos seus guardiães.


O papel de um Estado brasileiro que vem se ausentando é feito por pessoas como o maestro Cunha, Yolanda Borghoff, Jorge Israel, Paulo Locatelli, Marcílio Lima, Paulo Azevedo, Isis Moreira, Clara Zarur, Mara Muricy, Mary Bassi, e instituições fundadas por devotas e devotos da música brasileira, como o CDM, o Instituto Jacob do Bandolim (RJ), a Casa do Choro (RJ), o Instituto Piano Brasileiro (DF), o Memória do Cavaquinho Brasileiro (RJ), o Musicabrasilis (RJ) e outros poucos no país.

Como garantir a continuidade de nossas ações para proteger um patrimônio que é nacional, se dependemos de aprovação em editais, patrocínios e campanhas de doações? Falta política de Estado de longo prazo.

Um primeiro passo junto ao Ministério da Cultura (MINC)

O renascimento do Ministério da Cultura (MINC), em 2022, trouxe a elaboração coletiva de um Plano Nacional de Cultura que será analisado, debatido e votado pelo Congresso para ser implementado, de 2025 a 2035.

Através de consulta pública, na plataforma Brasil Participativo, cidadãos e cidadãs podiam enviar suas propostas para serem analisadas e escolhidas por voto popular.

Por esta pequena porta inscrevi uma meta para a proteção urgente do Patrimônio Musical Brasileiro, a partir das experiências consolidadas pelo CDM SJC.

Por uma mobilização espetacular de joseenses e de pessoas de todas as regiões do país, conseguimos ter o primeiro lugar no Eixo 3 – Patrimônio e Memória, e alcançamos o quarto lugar entre as 1.214 propostas enviadas para análise.

Você pode se interessar: Casa Olivo Gomes será reaberta e receberá exposição da Pinacoteca de SP

Em breve terei uma reunião com a equipe do Ministério da Cultura e levarei o projeto inovador desenvolvido aqui em São José dos Campos. O assunto é muito sério, será analisado pelo Minc e pelo Congresso, e pode se tornar um modelo a ser implementado no país.

Nesta pequena vitória que já é de todos nós, serei porta-voz de experiências e soluções práticas contra o abandono de nossa memória e história musical. Nosso país merece ter aqui dentro o reconhecimento de toda essa grandeza.

O primeiro passo foi dado, como diz meu pai. Mas lá na frente venceremos todos!

Dicas da Dra.

Acompanhe também:

Instagram

Youtube

Facebook

X

Spotify



* A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

Raquel Aranha

Raquel Aranha

Bio: Pós doutora em Musicologia (Unesp), Doutora em música (Unicamp), estudou na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madri), bacharel em Violino Barroco (Conservatório Real de Haia/Holanda), especialista em Dança Barroca e bandolinista. Em 2022 fundou o CDM (Centro de Documentação Musical) para a preservação do patrimônio musical de São Joé dos Campos.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a spriomais.


QR Code do Grupo de Noticias spriomais

Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!

Entrar no grupo



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da spriomais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Publicidade















+ noticias

Esporte

Com golaço de bicicleta, São José perde em casa e se aproxima da zona

O São José Esporte Clube perdeu para o Santo André, na noite de quarta (12) e agora está a três …

2 dias atrás
Cidades

Prefeitura de São Sebastião anuncia primeiro luau na praia de Boiçucanga

A Prefeitura de São Sebastião anunciou a primeira edição do tradicional luau na praia de Boiçucanga, na Costa Sul. O …

2 dias atrás
Cidades

Manifestação ‘Fora Lula’ será realizada no dia 16 de março, em SJC

Anderson Senna (PL), vereador de São José dos Campos, afirma que uma manifestação contra o presidente Lula (PT) será realizada …

2 dias atrás
Cidades

Prefeitura de Jacareí está com inscrições abertas para 120 vagas de estágio em pedagogia

A Prefeitura de Jacareí está com inscrições para 120 vagas de estágio em pedagogia, com atuação em escolas municipais.
O valor …

3 dias atrás
Cidades

Médico é afastado após denúncia de descumprimento de expediente em Taubaté

A Prefeitura de Taubaté determinou nesta terça-feira (11) o afastamento de um médico da UBS Jardim Mourisco, após denúncia de …

3 dias atrás
Cidades

São José dos Campos confirma primeira morte por dengue em 2025

A Prefeitura de São José dos Campos confirmou, nesta terça-feira (11), a primeira morte por dengue na cidade em 2025.
A vítima estava internada desde 8 …

3 dias atrás
Cidades

Justiça barra retirada de árvores da Mata Atlântica de terreno para construção de casa em Campos do Jordão

Um casal foi barrado pela Justiça de retirar árvores da Mata Atlântica de um terreno para construção de uma casa …

3 dias atrás
Esporte

São José Esporte Clube reforça zaga com jovem formado no Grêmio

O São José Esporte Clube anunciou a contratação de João Ramos, zagueiro de 21 anos, para reforçar o setor defensivo …

3 dias atrás
Cidades

Turista e funcionários de quiosque brigam por cadeira na Praia do Tenório em Ubatuba

Um turista e dois funcionários de um quiosque na Praia do Tenório em Ubatuba, se envolveram em uma briga no …

3 dias atrás
Cidades

Passarela da Dutra próxima à Johnson terá rampas a partir de quarta (12)

A passarela no km 153 da Via Dutra, próxima à Johnson & Johnson de São José dos Campos, terá rampas …

4 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados