A SP RIO+ é um portal de notícias regionais – a primeira plataforma multidigital do Vale do Paraíba e Litoral Norte – que alcançou, depois de 12 anos de operação, a maior audiência entre os portais regionais de hard news, das notícias de relevância para a comunidade. Os números dessa audiência são atestados pela Similarweb, empresa referência no mercado por sua credibilidade na análise comparativa de dados.
O novo posicionamento de comunicação da SPRIO+, um movimento do meio radiofônico para as redes digitais, vem sendo construído desde 2018 sob o slogan “conteúdo de verdade”, iniciativa que se soma às expressões de combate às fake news. Boa apuração, com espaço aberto ao contraditório, tem sido a receita por aqui, desde o início.
Em 2019, um ano depois do lançamento do seu portal de notícias, a SP RIO+ já registrava um crescimento orgânico da audiência da ordem de 290%. Esse avanço ininterrupto é também resultado de investimento e foco nas pautas regionais e regionalizadas, com valorização dos personagens, da inteligência e dos agentes econômicos locais. Com uma equipe de jornalismo ágil, o portal é alimentado 24 horas por dia.
A operação envolve a seleção rigorosa das pautas, a apuração e redação das notícias, a publicação em todos os canais da SP RIO+ (portal, YouTube, Facebook, instagram, Spotify) e a produção do podcast – Talk+ – com microfones franqueados a protagonistas e temas diversos, da política ao lazer, da cultura à economia, tratando com especial atenção dos desafios das administrações das cidades da região, especialmente de uma São José dos Campos com quase 700 mil habitantes.
Com a expertise de indagar e argumentar, a SPRIO+ também produz podcasts para empresas, programas gravados nos estúdios do Jardim Aquarius. Os podcasts realizados para a Unimed são exemplares.
+ GASTRONOMIA, SPRIOINDOOR
A credibilidade do Jornalismo da SP RIO+ fomentou ainda, de forma mais ampla, a própria expansão da empresa. Hoje o portal SP RIO+ integra um grupo constituído também por outras duas operações: +Gastronomia, festival de cultura gastronômica, que na sua quarta edição levou um público de cerca de 28 mil pessoas ao Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, e a SPRIOINDOOR, empresa que exibe conteúdo noticioso em rede de monitores instalados em elevadores de condomínios.
NO INÍCIO, A RÁDIO-ESTRADA
A marca SPRIO foi lançada em outubro de 2011, batizando a primeira rádio-estrada do país (FM 90,7), com uma programação musical adulta qualificada, prestação de serviço de trânsito de 15 em 15 minutos e um Jornalismo competente, com nomes de expressão nacional.
O projeto foi tão bem-sucedido que a emissora fez parte da estratégia de lançamento da ConectCar, empresa de pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos criada em 2013, que por mais de cinco anos realizou um projeto de co-branding com a rádio, a ConectCar SP Rio FM.
A operação nasceu em São José dos Campos, Vale do Paraíba, mas em janeiro de 2013 associou-se à Rede DS de Comunicação, com mais de 50 anos de atuação no Alto Tietê, buscando maior abrangência, com a ampliação do seu sinal na frequência 101,5.
Em 2013, a emissora já atingia 15 rodovias e mais de 35 cidades recebiam a programação da SP Rio FM. Na ocasião, tratava-se da única emissora da região com cobertura no Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina.
No segundo semestre de 2018, uma mudança de rumo importante, a marca SPRIO migra do dial para as plataformas digitais, trazendo uma série de novidades: o lançamento do portal spriomais.com.br, uma webtv com um jornal diário (“Abre Aspas”) e uma área exclusiva para branded content. Uma novidade foi então a parceria da SPRIO+ com O Vale, o jornal impresso de maior prestígio da região, com destaque para a produção de um programa de entrevistas com políticos da região. A partir daí, a rádio passou a integrar todos os apps gratuitos.
A SP RIO+ chega a 2023 focando essencialmente no portal de notícias regionais, com uma equipe de jovens jornalistas, todos comprometidos com o modelo digital. Modelo que exige rapidez, mas que não deixa de lado a originalidade e, fundamental para o jornalismo, a qualidade da informação.