Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • Direto de Kyiv
      • Educação Conectada
      • ESG na Prática
      • O mundo em movimento
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast Talk Mais
    • Branded
    • Acontece Mais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    SJC

    Você está em:Início » São José dos Pianistas – de ontem e de hoje
    Todas as Claves

    São José dos Pianistas – de ontem e de hoje

    27 de novembro de 2024Updated:27 de novembro de 2024Nenhum comentário6 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Não é exagero, São José dos Campos poderia ter o título de cidade-piano. 

    Quem nos conta essa história? Os documentos, os programas de concerto, os recortes de jornais, as inúmeras fotos, as gravações realizadas de forma caseira, os pianistas que aqui residiram, e as lembranças de quem viveu este momento… todos esses registros incríveis de um passado não muito distante estão preservados no Centro de Documentação Musical de São José dos Campos, o CDM, coordenado por mim.

    A cada caixa aberta, novas descobertas vão traçando a história musical da cidade, ainda pouco conhecida. 

    Por aqui se apresentaram renomados pianistas, inúmeras vezes, em teatros públicos da cidade, e em saraus privados organizados por Yolanda Borghoff (1925-2023), Lucy Asdente e Rosana Civile (ambas pianistas).

    Lucy, através da série privada “Virtuoses da Música”, vem mantendo uma programação impecável de artistas nacionais e internacionais em torno do piano. Rosana, através dos saraus promovidos pelo Núcleo Hespérides no Espaço Civile, divulga inúmeras obras para o instrumento, de compositores e compositoras brasileiras. Yolanda, como presidente da Sociedade de Cultura e Educação Musical (SOCEM), trouxe artistas como Nelson Freire (1944-2021), do qual era amiga pessoal.

    Uma das apresentações do Nelson, de 15 de julho de 1976, na Sala Veloso, foi gravada em fita-cassete, e é um verdadeiro tesouro: é o único registro conhecido do artista tocando o Andante spianato e a Grande polonaise de Chopin, como atestou Alexandre Dias, presidente do Instituto do Piano Brasileiro (IEB), do qual o CDM é colaborador.

    Não menos importante foi a atuação do extinto Conservatório Musical Santa Cecília (1947-c.1990?). Conduzido por Herminia Almeida Oliveira (fundadora, primeira diretora e professora) e posteriormente por Margarida Teixeira d’Avila, formou uma verdadeira legião de pianistas na cidade (como o ex-prefeito Joaquim Bevilacqua), alguns dos quais foram entrevistados no CDM:

    Detalhe de um programa de concerto do Conservatório Musical Santa Cecília (1959). Acervo pessoal de Vera Regina Dell’ Aquila Santos / CDM (Centro de Documentação Musical de São José dos Campos)
    Detalhe de um programa de concerto do Conservatório Musical Santa Cecília (1959). Acervo pessoal de Vera Regina Dell’ Aquila Santos / CDM (Créditos: Centro de Documentação Musical de São José dos Campos)

    Também em torno do piano, desde 2018 vem ocorrendo as residências artísticas no Centro Ambiental Artístico e Cultural Edoardo Bonetti, o CAEB, no qual realizo a direção artístico-cultural. Através deste programa, um dos únicos no país, pianistas como Zélia Marão, Evan Megaro, Hércules Gomes e Cristian Budu puderam aprofundar seus repertórios e pesquisas, e oferecer momentos valiosos para novos pianistas: masterclasses gratuitos na cidade.

    Para completar esta bela trama pianística, a cidade também foi residência de grandes pianistas, como o compositor Benjamim Silva Araújo (1902-1985) e a renomada Isis Costa Mendes Moreira (1934 – 2024), mais conhecida como Ísis Moreira.

    Ísis Moreira e Beethoven 

    Natural de Cachoeira de Itapemirim (ES), faleceu recentemente em São José dos Campos no dia 29 de agosto de 2024, onde residiu, se apresentou e lecionou piano por longos anos.

    Para se ter uma noção da grandeza da artista que se aperfeiçoou com Hans Graf e Bruno Seidlhofer (na Academia de Viena), entre suas maiores conquistas está a gravação que realizou em 1972 da Sonata op.106 de L. V. Beethoven, a Hammerklavier,  dada como a primeira, mundial, realizada por uma pianista do gênero feminino: 

    Na década de 1970, Ísis Moreira se apresentava na TV-2 Cultura, no MASP, no Teatro Municipal de São Paulo, e também participava de ações regionais como o programa “Ação-Arte Valeparaíba 75”. Em seu rico acervo, doado ao CDM pelos familiares, se encontram fotos que atestam sua parceria com o compositor Almeida Prado (1943-2010), de quem tocou a peça Exoflora com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob regência do próprio Almeida Prado, em 1975:

    Foto de Ísis Moreira ao piano e Almeida Prado (1974). Acervo pessoal de Ísis Moreira /CDM (Centro de Documentação Musical de São José dos Campos)
    Foto de Ísis Moreira ao piano e Almeida Prado (1974). Acervo pessoal de Ísis Moreira /CDM (Créditos: Centro de Documentação Musical de São José dos Campos)

    Também no acervo estão inúmeras fotos que atestam a amizade de Ísis Moreira com a pianista e compositora Dinorá de Carvalho (1905-1980). A Compositora dedicou a ela a Sonata N.1 “Quedas do Iguaçu”, aqui executada pela própria Ísis: 

    Foto de Dinorá Carvalho ao lado de Ísis Moreira. Acervo pessoal de Ísis Moreira /CDM (Centro de Documentação Musical de São José dos Campos)
    Foto de Dinorá Carvalho ao lado de Ísis Moreira. Acervo pessoal de Ísis Moreira /CDM (Créditos: Centro de Documentação Musical de São José dos Campos)

    Leia mais de Todas as Claves

    Os pianistas do CDM

    O Centro de Documentação Musical dispõe de um piano de armário, doado por uma das fundadoras da SOCEM, Mery Aidar Bassi. Fica no hall de entrada do Pavilhão Marina Crespi (Sala Yolanda Borghoff), no Parque Vicentina Aranha. Um piano antigo, de belíssimo som, e bastante preservado:

    Piano do CDM, doado por Mary Aidar Bassi / Parque Vicentina Aranha. Acervo CDM.
    Piano do CDM, doado por Mary Aidar Bassi / Parque Vicentina Aranha (Créditos: Acervo CDM)

    Foram tantos os pedidos recebidos para tocar no instrumento que o CDM abriu um formulário para que os interessados pudessem ter acesso ao piano. E assim nasceu “Os Pianistas do CDM”, um time de 10 apaixonados pelo instrumento, de diversas gerações e bagagens culturais que, semanalmente puderam ter um horário privado para se dedicar aos seus repertórios. Entre eles, Vera Regina Dell’ Aquila Santos, ex-aluna do Conservatório Musical Santa Cecília, alguns mestrandos e doutorandos do INPE (Vinícius D’Lucas, Matheus Vieira e Fernando Marques) e um pesquisador do INPE (e também compositor) Rubens Gatto:

     

    Dinorá de Carvalho em ilustração de Rubens Gatto, pianista do CDM, para o Sarau “Compositoras Brasileiras” – Núcleo Hespérides – Espaço Civile. Acervo pessoal.
    Dinorá de Carvalho em ilustração de Rubens Gatto, pianista do CDM, para o Sarau “Compositoras Brasileiras” – Núcleo Hespérides – Espaço Civile (Créditos: Acervo pessoal)

    Os círculos em torno do piano parecem atemporais, e continuam nutrindo profissionais e amadores na cidade. E pouco a pouco vão se revelando fatos e movimentos culturais que aqui ocorreram, pouco conhecidos ou esquecidos, demonstrando que a grandeza cultural da cidade foi construída por muitas personalidades, entre artistas, gestores e amadores, em distintas épocas e expressões artísticas, a quem agradecemos pela paixão em torno da música.

    Para conhecer mais o trabalho de preservação de patrimônio musical realizado no Centro de Documentação Musical (CDM), visite o site www.cdmsaojose.com e siga no Instagram @cdmsaojose.

    Tem algum assunto que te intriga sobre a música? Mande uma sugestão nos comentários! Até a próxima!

    Acompanhe também:

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Raquel Aranha

    Raquel Aranha

    Bio: Pós doutora em Musicologia (Unesp), Doutora em música (Unicamp), estudou na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madri), bacharel em Violino Barroco (Conservatório Real de Haia/Holanda), especialista em Dança Barroca e bandolinista. Em 2022 fundou o CDM (Centro de Documentação Musical) para a preservação do patrimônio musical de São Joé dos Campos.
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresLivro apresenta São José dos Campos por perspectiva inédita, muito além da tecnologia e do avião
    Próxima Notícia Marcha do Orgulho quer dobrar de tamanho em SJC e vai juntar mães pelos filhos LGBTQIAPN+

    Notícias Relacionadas

    Ao mestre, com carinho

    21 de maio de 2025

    Mapa Musical SJC: nova plataforma vai revelar a história da música na cidade

    19 de março de 2025

    SOS Patrimônio Musical Brasileiro  

    16 de janeiro de 2025
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    Caçapava




    Colinas



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    Um canal onde as empresas e instituições podem divulgar seus balanços, editais, produtos e classificados. As pautas de entretenimento, ações sociais e 3º setor, também são destaques na publicação.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2025 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.OkPolítica de Privacidade