A Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ será realizada pela segunda vez em São José dos Campos no próximo domingo (1°) e tem uma meta estabelecida: chegar a mil participantes, o dobro do que reuniu em sua estreia, em 2023.
A organização definiu como tema neste ano “Basta de Negligências e Retrocessos no Legislativo”. A comunidade questiona as ações da Câmara joseense, que no último mês de julho, por exemplo, teve 14 dos 21 vereadores votando contra uma moção de apoio à Parada do Orgulho LGBT+, em São Paulo.
Em novembro de 2023, pouco tempo antes da primeira marcha, a Câmara havia aprovado um projeto de lei que proíbe atletas transexuais de disputarem competições na cidade em equipes que correspondam ao sexo oposto ao de nascimento. A medida, proposta pelo vereador Thomaz Henrique (PL), foi sancionada como lei em dezembro pelo prefeito Anderson Farias (PSD).
A manifestação, “pacífica e colorida”, segundo os organizadores, seguirá o mesmo circuito do ano passado, começando a caminhada pela rua 15 de Novembro e finalizando na Praça Afonso Pena, no Centro. A bateria do bloco Capivara Neon, quase barrado pela Prefeitura no último Carnaval e que desfilou sob liminar da Justiça, vai ditar o ritmo do evento.
As mães de crianças, adolescentes e adultos LGBTQIAPN+ vão encorpar a passeata neste ano. Todas integrantes da ONG Mães pela Diversidade, elas vão abrir a caminhada pedindo respeito e fim do preconceito contra a comunidade da qual os filhos fazem parte.
Para levar música e garantir a animação do evento, a bateria do bloco Capivara Neon vai participar da marcha.
A 2ª Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ conta também com o apoio da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero e da Comissão de Direitos Humanos, da OAB SJC.
A Prefeitura foi procurada, mas até o momento não retornou o contato.
2ª Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de São José dos Campos
Leia também: Procon em SP registra mais de mil reclamações relacionadas à Black Friday; veja empresas mais reclamadas
De GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) à LGBTQIAPN+, conforme o tempo passa, mais o acrônimo vai se adaptando aos avanços na inclusão de pessoas de toda a comunidade. Assim como a aprender sobre a diversidade de gêneros, identidades e orientações sexuais é importante, entenda o que significa cada uma dessas letras, que ainda são desconhecidas para muita gente.
O “+” representa as demais identidades, orientações sexuais e gêneros fluidos não mencionadas na sigla.
Acompanhe também:
O Natal chegou ao CenterVale Shopping de uma forma especial este ano! Para tornar a temporada de festas ainda mais …
22 horas atrásOs coletores de lixo de Jacareí (SP) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (2). A paralisação, que não tem …
23 horas atrásA Prefeitura de Taubaté anunciou vai ampliar os horários de ônibus do transporte público a partir desta segunda-feira (2) devido …
23 horas atrásO Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos abre o mês de dezembro com 697 vagas de …
2 dias atrásO atacante Yuri Alberto, natural de São José dos Campos, está vivendo a sua melhor temporada como jogador profissional de futebol …
2 dias atrásOs joseenses que trafegam pela Rua Benedito Julião Machado, localizada na Vila Tupi, precisam ficar atentos, porque a rua será interditada …
2 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que algumas vias na região do Jardim das Indústrias estarão interditadas neste domingo (1) devido à …
3 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que o Parque Santos Dumont, localizado na Rua Presidente Eng. Prudente Meireles de Moraes, 1000, …
3 dias atrásO São José Basquete mais uma vez dominou a Farma Conde Arena, ao vencer o União Corinthians por 98 a 82, na …
3 dias atrásAs obras de instalação da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, região sul da cidade, estão …
4 dias atrás