Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Omada Omada

    Você está em:Início » São Paulo tem 2,6 mil candidatos nas eleições; homens, brancos e empresários são maioria
    Política

    São Paulo tem 2,6 mil candidatos nas eleições; homens, brancos e empresários são maioria

    Novo, PL e Democratas estão entre as siglas com mais candidatos em São Paulo, segundo o TSE; veja o perfil dos concorrentes nas eleições de 2026
    17 de setembro de 2026Updated:17 de setembro de 2026Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    São Paulo tem 2,6 mil candidatos nas eleições; homens, brancos e empresários são maioria
    (Créditos: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

    São Paulo tem 2.628 candidatos registrados para as eleições de 2026, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados nesta quinta-feira (17). O número chama atenção por ser o menor entre as cinco últimas eleições gerais, ficando acima apenas do registrado em 2002, quando o estado teve 2.484 candidatos.

    O perfil dos concorrentes também revela um cenário marcado pela predominância de homens, pessoas brancas e candidatos com ensino superior completo.

    Dos 2.628 candidatos, 1.752 são homens, o equivalente a 67%, enquanto 876 são mulheres, ou 33%. Mais da metade dos candidatos é casada. A faixa etária com maior número de concorrentes é a de 50 a 54 anos, com 434 candidatos. Em relação à escolaridade, 1.739 candidatos (66% do total), têm ensino superior completo.

    Empresários lideram entre as profissões

    Entre as profissões declaradas pelos candidatos, os empresários aparecem em primeiro lugar, com 347 nomes, ou 13,2% do total. Na sequência estão os advogados, com 264 candidatos (10%), e os vereadores, com 165 (6,2%).

    Veja também:

    • ‘Embraer nunca teve tanta encomenda como tem hoje porque Lula tem sido ‘caixeiro viajante’ de venda’, diz Haddad
    • Em SJC, Tarcísio diz que não acredita em envolvimento de Flávio Bolsonaro no caso Master

    Maioria dos candidatos é branca

    Os dados de raça e cor também mostram uma forte predominância de candidatos brancos. São 1.792 candidatos brancos, o equivalente a 68,1%. Os candidatos pardos somam 493 (18,7%), enquanto 303 são pretos (11,5%). O levantamento registra ainda 27 candidatos amarelos (1%) e 13 indígenas (0,49%).

    Disputa por vaga

    A maior quantidade de candidaturas está concentrada nas eleições para deputado. Para a Câmara dos Deputados, 1.131 candidatos disputam 70 vagas, uma média de cerca de 16 candidatos por vaga.

    Na Assembleia Legislativa, são 1.430 candidatos para 94 vagas, o equivalente a aproximadamente 15 candidatos por vaga.

    Já na disputa majoritária, há 16 candidatos para duas vagas ao Senado, enquanto sete candidatos concorrem ao governo de São Paulo.

    Novo aparece com mais candidatos

    Entre os partidos, o Novo é a legenda com maior número de candidaturas no estado, com 174 candidatos. Na sequência aparecem PL (169), Democratas (168), PSD (163), PSB (160), MDB (158), Podemos (153), PSDB (139), Avante (136) e PT (128).

    O levantamento considera as candidaturas registradas na Justiça Eleitoral. Os dados podem sofrer alterações conforme decisões sobre registros e eventuais mudanças no cadastro eleitoral. O TSE disponibiliza a consulta detalhada das candidaturas por meio do portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, onde é possiível acessar sua base de dados abertos.

    candidatos deputado estadual deputado federal eleições 2026 eleições gerais governador são paulo tse
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresLuiz Paulo Costa, jornalista e ex-vereador de SJC, morre em Caraguá aos 83 anos
    Próxima Notícia Eleições: Mudanças climáticas preocupam, mas assunto não é prioridade para os brasileiros, aponta pesquisa

    Notícias Relacionadas

    O futuro do STF não cabe em um impeachment

    Autor: Marcos Meirelles17 de setembro de 2026

    Justiça concede prisão domiciliar a ex-prefeito de Taubaté Roberto Peixoto por motivos de saúde

    15 de setembro de 2026

    A briga do milhão contra o milzinho

    13 de setembro de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Caragua – REFIS







    Omada Omada

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.