
O candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (11) que a indústria paulista vive um cenário favorável diante do que classificou como fim da “guerra fiscal” entre os estados. Durante visita ao Vale do Paraíba, Haddad citou a Embraer como exemplo e atribuiu o aumento das encomendas da empresa à atuação de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin na promoção das exportações brasileiras.
“Embraer nunca teve tanta encomenda como está tendo hoje, porque o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin, tem sido caixeiro viajante de venda de produtos brasileiros e as nossas exportações estão batendo o recorde”, afirmou.
Segundo Haddad, a mudança no cenário tributário nacional pode impedir que estados utilizem incentivos fiscais para atrair empresas instaladas em outras unidades da federação. Para o candidato, São Paulo poderá aproveitar esse cenário para atrair novas indústrias estrangeiras e revitalizar seu parque industrial.
“O nosso governo acabou com a guerra fiscal no país, então nenhum estado vai mais poder tirar a indústria de São Paulo na base do incentivo fiscal. Todo mundo agora vai competir em condições de igualdade e São Paulo pode trazer muitas indústrias de fora do Brasil para cá, além de revitalizar o parque industrial instalado”, disse.
Haddad também afirmou que a infraestrutura da região está sendo adaptada para acompanhar as necessidades do novo parque industrial. Ele reconheceu, no entanto, que o processo ocorre de forma gradual e citou alterações em contratos já firmados.
“A infraestrutura está sendo adequada, lentamente, mas as necessidades do novo parque industrial estão sendo adequadas, nós fizemos vários aditivos aos contratos já firmados para ampliar as possibilidades da região”, afirmou.
Educação e nova indústria
Na avaliação do candidato, a formação profissional deve acompanhar as mudanças tecnológicas da indústria. Haddad defendeu maior atenção à educação pública e afirmou que São Paulo precisa recuperar posições no ensino médio.
“Temos que melhorar muito a educação. Quando o governador Alckmin deixou o governo do estado, nós estamos em primeiro lugar. Em educação pública, ensino médio, hoje nós estamos em décimo lugar, então nós temos que voltar aos bons tempos, né, de priorizar a educação de qualidade, sobretudo com a educação profissional”, afirmou.
Haddad também destacou áreas como automação e inteligência artificial como parte da formação necessária aos jovens.
“A nova indústria é pouco parecida com a velha indústria, nós estamos dando lugar a novas formas de tecnologia, automação, inteligência artificial, tudo isso o jovem tem que estar familiarizado ainda no ensino médio e depois na educação superior”, disse.
Cultura, turismo e Estrada dos Romeiros
Além da indústria e da educação, Haddad citou cultura e turismo entre as áreas que, segundo ele, podem ampliar as oportunidades para a população do Vale do Paraíba. O candidato afirmou que pretende regionalizar editais estaduais de cultura para facilitar o acesso de grupos da região aos recursos.
“Eu já prometi que nós vamos fazer editais de cultura, por exemplo, regionalizados para que os grupos culturais aqui da região tenham acesso aos editais do governo do estado”, afirmou.
Na área do turismo, Haddad defendeu o aproveitamento das áreas preservadas e do patrimônio histórico do Vale. Segundo ele, o ecoturismo poderia ser ampliado para além das praias.
“Nós temos uma questão ambiental que é muito importante, mas pode dar lugar a um ecoturismo forte, não só nas praias, mas nas áreas preservadas. A parte histórica do Vale, que também é muito forte, pouco conhecida dos paulistanos, por exemplo, que são turistas por excelência, tudo isso pode ser promovido”, afirmou.
O candidato também mencionou uma conversa com o bispo Mário sobre a Estrada dos Romeiros e a possibilidade de criação de um percurso mais seguro para os caminhoneiros entre Guarulhos e o Vale do Paraíba.
Segundo Haddad, a melhoria das condições de viagem poderia estimular os caminhoneiros que passam pela região a permanecer mais tempo nas cidades do Vale.
“Tem havido menos acidentes, mas ainda assim, eles ocorrem. E o conforto que é dado para essa turma, se tiver, quem sabe a gente convence mais caminhoneiros a pernoitar. Muitos chegam e já vão embora sem pernoitar e perdem a oportunidade de conhecer uma cidade superaprazível da região, não só parecida, mas as cidades da região”, disse.
Para Haddad, os investimentos em infraestrutura, indústria, educação, cultura e turismo devem fazer parte de uma estratégia conjunta de desenvolvimento regional.
Veja também: Alckmin defende quebra do sigilo no caso Master