
O antigo Hotel Urupema, um dos marcos da avenida Nove de Julho, em São José dos Campos, será implodido no domingo (16), às 10h.
A informação foi confirmada pela Engemak Construtora, responsável pelo prédio, que emitiu um comunicado para os vizinhos e detalhou todo o plano de segurança para a operação, como noticiado pelo portal spriomais.
A implosão ficará a cargo do engenheiro Manoel Jorge Diniz Dias, o Manezinho, considerado especialista em implosões do Brasil e responsável por demolições históricas como a do Carandiru.
Manezinho não é novidade em São José. Em agosto de 2024, ele comandou a implosão de um prédio abandonado na avenida Tubarão, no Jardim Aquarius.
Na ocasião, foram utilizados 75 kg de explosivos para demolir o edifício localizado na avenida Tubarão. Distribuídos em 500 pontos de detonação, os explosivos derrubaram uma estrutura de 10 mil toneladas de concreto e ferro. Em seis segundos, o prédio foi completamente demolido.
A operação no Hotel Urupema deve ser parecida.
Defesa Civil
Esta ação será realizada em parceria com a Defesa Civil de São José dos Campos, conforme plano de contingência aprovado pelo município.
Os trabalhos preparatórios, incluindo a instalação de tapumes, começaram logo após o fechamento do hotel, em julho, e a implosão, que já tinha 90% de probabilidade de ocorrer em agosto, foi adiada para garantir segurança e planejamento adequado.
Leia mais: Hotel Urupema tem data marcada para implosão em São José dos Campos
Saiba o que fazer
Os moradores das redondezas devem seguir estas orientações:
Até 9h, todos os vizinhos devem deixar suas casas. Documentos, medicamentos e itens essenciais devem ser levados. Animais precisam ser transportados para local seguro.
Antes de sair, todas as janelas e varandas precisam ser fechadas. Veículos não serão permitidos nas ruas bloqueadas.
Alertas sonoros
A população será avisada por quatro sinais:
- 9h: primeiro aviso para desocupação
- 9h30: faltam 30 minutos
- 9h55: faltam 5 minutos
- 9h59: contagem regressiva final
Os moradores só poderão voltar para suas residências após a liberação da Defesa Civil, a partir das 10h30. A área de isolamento será definida no local.