A Eve Air Mobility mostrou como é o seu eVTOL, o famoso carro voador, no último domingo (15), durante o Paris Air Show, maior feira aeronáutica do mundo.
A subsidiária da Embraer exibiu o modelo, com pintura em tons de verde e branco, além de mudanças no design.
No mesmo dia, a empresa brasileira anunciou um contrato de R$ 1,3 bilhão para a venda de até 50 eVTOLs para a Revo, uma operadora de mobilidade aérea.
Vale ressaltar que a fábrica dos carros voadores da Eve fica na cidade de Taubaté.
Cronograma do carro voador da Eve
- Primeiras entregas previstas para final de 2027
- Início das operações comerciais no mesmo ano
- Certificação pela ANAC em processo — previsão para 2027
A Eve já possui cerca de 3 mil unidades encomendadas de seu eVTOL, um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical que promete revolucionar o transporte urbano.
Leia mais: São José dos Campos testa sistema de IA para segurança pública
Inicialmente, a empresa planejava lançar os primeiros modelos em 2026, mas ajustou o cronograma para 2027 devido ao processo regulatório.
O que são eVTOLs?
Os eVTOLs (Electric Vertical Take-Off and Landing) são aeronaves elétricas projetadas para transporte urbano, com emissão zero de poluentes e menor ruído em comparação a helicópteros tradicionais.
No mes de abril, o Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SJK) assinou o termo de adesão ao Sandbox Regulatório de Vertiportos, iniciativa pioneira da ANAC.
O projeto posiciona o terminal como pioneiro na mobilidade aérea urbana, com previsão de operar os primeiros eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) a partir de 2026.
No começo de fevereiro, o aeroporto foi liberado pela ANAC para iniciar os testes com carros voadores.
Confira o vídeo que mostra detalhes do carro: