Uma pergunta que sempre nos fazem. É possível que alguém que nunca tenha tido qualquer inclinação para a escrita, publique um livro (ou vários)?
Sim, é possível. Os recursos disponíveis, hoje, são infinitos. Se você der um google, poderá achar muitos sites que ensinam a fazer um ‘mapa mental’, que um dia chamei de ‘esquema de trabalho’.
(Foto: Divulgação)
Como desvendar o caminho do livro?
Primeiro: tenha disciplina, porque nada se instala sozinho, de qual ideia deve ser desenvolvida. Escrever todos os dias, ler de tudo, ler muito mais sobre o que acha que é parecido com o que quer escrever. Comece com uma página por dia, imponha-se um número de palavras por manhã.
Segundo: organize o sumário, pense no começo, meio e fim. Divida cada capítulo em seções menores. No início, pode parecer confuso (e será mesmo), mas o tempo se encarrega de dar razões para você selecionar o que serve ou não.
Terceiro: tenha uma agenda visível (dê preferência a uma grande, que fique num lugar de passagem). Tenha um horário para escrever (aquele no qual se sente bem). Programe, também, suas folgas. Não se preocupe com a qualidade do que será posto no papel (ou na tela), depois terá tempo para a seleção.
Uma dica importante é ter um lugar que já esteja preparado, para escrever o seu projeto. Precisa ser um lugar diferente daquele usado para cozinhar, tomar sol ou qualquer outro hábito. Há quem vá para um café e faz da mesa, seu escritório das nove às treze.
Se precisar de ajuda, existem muitos livros sobre o assunto. Você pode, também, entrar em contato conosco, para tirar dúvidas, receber um conselho, ter uma análise crítica.
Veja mais de Ofício das Palavras: Dia de Finados, Dia do Saci, Dia das Bruxas – Frankenstein de Mary Shelley
Qualquer pessoa, com determinação pode escrever um livro sobre sua trajetória, a biografia de algum antepassado, uma palestra ou uma aula, seguindo alguns passos.
Nem todo mundo vai conseguir escrever literatura. Essa é a diferença na resposta de um milhão de dinheiros!
Literatura é outra coisa, assim como Caetano diz em Terra: “gente é outra alegria, diferente das estrelas”.
No dia 11 de novembro próximo, nós vamos promover um evento literário, no qual falaremos dessas e outras questões que abrangem quase todo o universo do livro.
Entre no site e se inscreva. Será uma alegria termos a sua companhia.
Fonte: Biggerplate
Acompanhe também:
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …
A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …
2 dias atrásAs faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …
Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …
2 dias atrásDepois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …
2 dias atrásLogo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …
2 dias atrásO Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …
3 dias atrásApenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …
3 dias atrásAdquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …
3 dias atrás