Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Fim da água potável?
    ESG na Prática

    Fim da água potável?

    28 de outubro de 2023Updated:30 de outubro de 2023Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Um “coquetel” com 27 agrotóxicos foi encontrado na água distribuída para 50 cidades do interior de São Paulo, tais como Bauru, Lençóis Paulista, Botucatu. A informação é da Organização Não- Governamental Repórter Brasil, com dados do Ministério da Saúde.

    O estudo mostrou a possibilidade de que essa mistura de 27 diferentes tipos de agrotóxicos na água esteja sendo consumida por mais de 210 municípios brasileiros. E não é para menos: o Brasil é líder mundial do uso de agrotóxicos. Os efeitos desses venenos na saúde humana são devastadores.

    pessoa lavando as mãos na pia, uma referência ao possível fim da água potável
    Pessoa lavando as mãos (Foto: Pexels)

    Segundo a “Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida”, rede que reúne diversas organizações da sociedade civil e movimentos populares, 20% dos agrotóxicos que consumimos são altamente tóxicos.

    E para piorar o cenário, somente em 2022, 652 agrotóxicos foram liberados. É o maior número da série histórica em 23 anos, com alta de 16% em relação a 2021.

    Mais e mais agrotóxicos

    A reestruturação da Anvisa ajudou no crescimento desse percentual, segundo especialistas. A aprovação de novos agrotóxicos no Brasil vem aumentando ano a ano, desde 2016, renovando recordes, uma herança macabra deixada pelo último governo, que coloca o governo atual com a missão de minimizar aprovações e rever a autorização de alguns agrotóxicos aprovados e em caráter de urgência.

    De acordo com André Cordeiro Alves dos Santos, mestre e doutor em engenharia ambiental e especialista em ecossistemas aquáticos e recursos hídricos, a situação é dramática. “E não há nenhuma forma de controle, nem no uso nem na melhora dos sistemas de tratamento para reduzir a quantidade que chega à água de abastecimento”.

    Anete Versolato afirma que um dos principais fatores para esse cenário ruim é a legislação falha. “Hoje, não há um limite para agrotóxicos em águas. Somente é analisado individualmente cada tipo de composto, independentemente da quantidade que teremos”, diz. Anete, que defendeu uma tese de mestrado de gestão ambiental sobre o tema, em 2023, teve como base os dados sobre a região do interior Paulista.

    Segundo dados de 2019 da Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil tem mais de 83 quilômetros de rios poluídos, sendo que acima de 90% apresentam qualidade regular, ruim ou péssima. Isso significa que não há condições para recreação, agricultura e principalmente consumo!

    Nosso maior diferencial em relação a outros países do mundo é o nosso recurso hídrico. Claramente, o Governo é o maior regulador e talvez o ator mais importante nesse panorama atual de controle de agrotóxicos. Mas podemos também (nos) ajudar nesse processo e promover ações como, comprar produtos da estação e principalmente de pessoas da região, apoiar a agricultura orgânica e falar sobre o uso de agrotóxicos.

    A inovação tecnológica é também um fator importante nessa questão, pois ao trazermos soluções biológicas naturais, podemos substituir o uso de produtos químicos e preservar nossas águas e consequentemente nossas vidas, promovendo segurança e saúde hídrica.

    Mais de ESG na Prática: Brasil na vanguarda: CVM adota padrão global de reporte ESG para empresas

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Luís Magalhães

    Luís Magalhães

    Luís Fernando Carneiro Magalhães é co-fundador e sócio-diretor da srtatup joseense O2eco Tecnologia Ambiental, cujo objetivo é deixar um impacto positivo no meio ambiente. Estudou Agronomia na UFFRJ e Business & Marketing na Universidade Católica da Austrália e na Universidade de Canberra.
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresSão José perde para Fortaleza no NBB e começa temporada com duas derrotas em casa
    Próxima Notícia CenterVale Shopping promove ações de Halloween para as crianças

    Notícias Relacionadas

    Diversidade não é ideologia. É inteligência empresarial

    30 de agosto de 2026

    O doutor, o ESG e o perigo da desinformação

    23 de agosto de 2026

    Crescer ou preservar? A pergunta já começa errada

    17 de agosto de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Disk








    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.