Um “coquetel” com 27 agrotóxicos foi encontrado na água distribuída para 50 cidades do interior de São Paulo, tais como Bauru, Lençóis Paulista, Botucatu. A informação é da Organização Não- Governamental Repórter Brasil, com dados do Ministério da Saúde.
O estudo mostrou a possibilidade de que essa mistura de 27 diferentes tipos de agrotóxicos na água esteja sendo consumida por mais de 210 municípios brasileiros. E não é para menos: o Brasil é líder mundial do uso de agrotóxicos. Os efeitos desses venenos na saúde humana são devastadores.
Pessoa lavando as mãos (Foto: Pexels)
Segundo a “Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida”, rede que reúne diversas organizações da sociedade civil e movimentos populares, 20% dos agrotóxicos que consumimos são altamente tóxicos.
E para piorar o cenário, somente em 2022, 652 agrotóxicos foram liberados. É o maior número da série histórica em 23 anos, com alta de 16% em relação a 2021.
A reestruturação da Anvisa ajudou no crescimento desse percentual, segundo especialistas. A aprovação de novos agrotóxicos no Brasil vem aumentando ano a ano, desde 2016, renovando recordes, uma herança macabra deixada pelo último governo, que coloca o governo atual com a missão de minimizar aprovações e rever a autorização de alguns agrotóxicos aprovados e em caráter de urgência.
De acordo com André Cordeiro Alves dos Santos, mestre e doutor em engenharia ambiental e especialista em ecossistemas aquáticos e recursos hídricos, a situação é dramática. “E não há nenhuma forma de controle, nem no uso nem na melhora dos sistemas de tratamento para reduzir a quantidade que chega à água de abastecimento”.
Anete Versolato afirma que um dos principais fatores para esse cenário ruim é a legislação falha. “Hoje, não há um limite para agrotóxicos em águas. Somente é analisado individualmente cada tipo de composto, independentemente da quantidade que teremos”, diz. Anete, que defendeu uma tese de mestrado de gestão ambiental sobre o tema, em 2023, teve como base os dados sobre a região do interior Paulista.
Segundo dados de 2019 da Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil tem mais de 83 quilômetros de rios poluídos, sendo que acima de 90% apresentam qualidade regular, ruim ou péssima. Isso significa que não há condições para recreação, agricultura e principalmente consumo!
Nosso maior diferencial em relação a outros países do mundo é o nosso recurso hídrico. Claramente, o Governo é o maior regulador e talvez o ator mais importante nesse panorama atual de controle de agrotóxicos. Mas podemos também (nos) ajudar nesse processo e promover ações como, comprar produtos da estação e principalmente de pessoas da região, apoiar a agricultura orgânica e falar sobre o uso de agrotóxicos.
A inovação tecnológica é também um fator importante nessa questão, pois ao trazermos soluções biológicas naturais, podemos substituir o uso de produtos químicos e preservar nossas águas e consequentemente nossas vidas, promovendo segurança e saúde hídrica.
Mais de ESG na Prática: Brasil na vanguarda: CVM adota padrão global de reporte ESG para empresas
Acompanhe também:
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …
A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …
2 dias atrásAs faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …
Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …
2 dias atrásDepois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …
2 dias atrásLogo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …
2 dias atrásO Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …
3 dias atrásApenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …
3 dias atrásAdquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …
3 dias atrás