
A cidade Paraibuna será palco, entre os dias 14 e 17 de agosto, de uma programação cultural que reúne tradição, gastronomia e valorização do patrimônio imaterial.
Três eventos vão movimentar a Praça da Matriz: a 14ª Festa do Folclore, o 16º Festival do Cambuci e o inédito Festival Gastronômico João Rural.
A Festa do Folclore, em sua 14ª edição, celebra as manifestações culturais e as tradições do município, com apresentações artísticas, música, dança e expressões típicas da cultura caipira.
Paralelamente, o Festival do Cambuci destaca a fruta nativa da Mata Atlântica. Produtores da Rota do Cambuci vão expor e comercializar o fruto, além de oferecer receitas exclusivas preparadas especialmente para o evento.
A iniciativa também busca incentivar a agricultura familiar e a preservação da biodiversidade local.
Para curtir mais na região: 30º Festival do Camarão celebra tradição caiçara em Ilhabela com programação especial
A grande novidade deste ano é o Festival Gastronômico João Rural, que homenageia o pesquisador João Evangelista de Faria, responsável por mais de quatro décadas de trabalho voltado ao resgate e preservação da culinária caipira no Vale do Paraíba.
Pratos inspirados nas receitas reunidas por ele serão apresentados ao público, valorizando sabores que atravessam gerações.
Programação completa dos três eventos
Dia 14 – quarta-feira
- 10h – Quadrilha e Coral do Instituto Santo Antônio
- 10h30 – Fanfarra do CATS
- 12h – Paulo César & Vinícius
- 19h – Abertura da Exposição Chico Santana “Vida e Arte” – Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva
- 20h – Abertura oficial
- 21h – Forró Encantado
Dia 15 – quinta-feira
- 10h – Quadrilha e Dança do Boi – Escola Otacília Domingues
- 12h – Osni Ribeiro & Quarteto (PROAC)
- 17h – Raízes Sertanejas
- 21h – Danilo & João Ricardo
Dia 16 – sexta-feira
- 11h – Quadrilha Flor de Picão
- 12h – Grupo Nheengatu
- 17h – Grupo Chão Caipira
- 21h – Zé Márcio & Gustavo
Dia 17 – sábado
- 10h30 – Encontro de Moçambiques e Congada
- 12h – Orquestra de Viola Cordas da Mantiqueira
- 14h30 – Os Bombachas
- 17h – Maria Priscila & Lenin
- 19h30 – Los Mesquitas