
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou neste sábado (9), em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, que a prioridade do governo federal diante das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos é ampliar o número de setores brasileiros excluídos da medida, e não retaliar o país norte-americano.
“A prioridade não é retaliar, é resolver. Procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos, fiquem fora dessas tarifas, que entendemos extremamente injustas”, declarou.
Leia também: Prefeitos da região se reúnem com Alckmin para tratar do Porto de São Sebastião
Alckmin reforçou que o governo aposta no diálogo com os EUA e confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará, na próxima semana, um pacote de medidas para apoiar empresas afetadas pelo tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump.
“Quais empresas? Aquelas que exportam mais para os Estados Unidos e que foram afetadas”, disse Alckmin, sem entrar em mais detalhes.
Durante o evento em Guaratinguetá, o vice-presidente também comemorou o aumento de 15,7% nas vendas de veículos sustentáveis em julho, após o governo federal zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor.