Um museu feito de museus. E essa não é uma frase retórica. O CARDE – Arte Design Museu, aberto ao público ontem (28) em Campos do Jordão, é a brilhante materialização dessa ideia de museu irradiante, uma realização da Fundação Lia Maria Aguiar.
Temos então no CARDE, primeiro, uma coleção impecável de carros antigos e por que não um Uirapuru, um Mustang? (constituiu-se até uma empresa nos Estados Unidos para novos achados e as negociações de preciosidades); cem dos 500 carros do acervo estão hoje em exibição.
Segundo, a série de ambientações que também registram as ondas contínuas do design. E terceiro, obras originais de artistas brasileiros, com carinho para trabalhos de estrato indígena e africano.
Esses “três museus”, sem fronteiras, tudo amalgamado, criam um clima emocional, afetivo para a narrativa de momentos importantes da história do Brasil, focada nas décadas do século XX, uma abordagem que os curadores celebram como inédita em todo mundo.
Trata-se também de tratar o design do carro como obra de arte. Do “poder do belo”, como escreveu o historiador do design Carlos Armando Castilho no livro CARDE.
A seriedade historiográfica das informações reproduzidas em telões gigantes de LED foi garantida por consultores de peso. Vamos lembrar aqui do Projeto República UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e de Heloísa Murgel Starling. Ela mesma, a coautora (com Lilian Schwarcz) do monumental “Brasil: uma biografia”.
A aventura no museu pode começar pelo Abolicionismo (José do Patrocínio importou o primeiro carro; ele e seu amigo, o poeta Olavo Bilac, protagonizaram também o primeiro acidente automobilístico do Brasil).
Há espaço garantido para os visionários da tecnologia, como uma sala especial para o engenheiro João do Amaral Gurgel, o dos carros elétricos. O acervo de Gurgel, desenhos, plantas, protótipos estão ali e o visitante fatalmente se pergunta: por que seus projetos pioneiros foram brecados?
E a arte do CARDE? Centenas de pinturas, gravuras e esculturas compõem também o sentimento das épocas, em cada uma das salas temáticas. Fazem parte do contexto, mas mantêm sua aura: Candido Portinari, Di Cavalcanti, Vick Muniz, Oswaldo Teixeira, Djanira, Agostinho Batista de Freitas, Heitor dos Prazeres, José Antonio da Silva, Niccolò Frangipani, Yutaka Toyota.
Uma “namoradeira” do arquiteto Zanini Caldas está lá. Zanini formou uma dupla com Oscar Niemeyer no mobiliário do CTA e tinha extrema ligação com São José dos Campos. Não é estimulante também o contraste de “máquinas com design” e obras de arte naïf?
Uma obra do artista-ambientalista Frans Krajcberg, uma tora vítima de fogo, lembra a preocupação da fundação com a sustentabilidade, o próprio museu ajudando a preservar uma área de araucária de 200 mil metros quadrados.
É claro que o CARDE não pode escapar de temas como a crise do petróleo, as indústrias do ABC e a discussão sobre o drama dos combustíveis fósseis. Mas lembre que não se trata de um museu de ufanismos vazios.
Numa das salas mais impressionantes, brilhos de carros antigos e elementos decorativos art deco se encontram com brilhos de joias produzidas por escravizados africanos, balagandãs do acervo do grande artista Emanoel de Araújo (1940-2022), mestre da arte afro-brasileira, obras hoje em posse da Fundação Lia Maria Aguiar.
Easter egg: Preste atenção numa parede do restaurante do museu com uma série de desenhos do chargista Nássara, aquele do jornal O Pasquim.
Acompanhe também:
Uma mancha vermelha foi identificada em alto mar no canal São Sebastião-Ilhabela e deixa a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado …
1 dia atrásA dívida da Prefeitura de Taubaté é de R$ 1,1 bilhão e irá comprometer em 40% o orçamento do município …
1 dia atrásO São José Esporte Clube anunciou a chegada do atacante Lawan, de 19 anos, para reforçar a equipe na Série …
1 dia atrásA Prefeitura de São José dos Campos passou a utilizar drones nesta semana para combater a dengue em locais de …
1 dia atrásO São José Basketball venceu o São Paulo, com um placar de 89 a 80, em um jogo realizado no …
1 dia atrásA Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos bateu recordes históricos na produção de combustível para aviação e …
1 dia atrásUm casal teve a casa completamente inundada por esgoto na noite desta quarta-feira (22) no centro de Jacareí.
Andressa e Israel …
A Prefeitura de Caçapava anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a mudança de empresa que opera os ônibus do transporte …
2 dias atrásA Justiça Federal condenou a Prefeitura de Aparecida a desocupar o loteamento Jardim Santo Afonso, às margens do Rio Paraíba …
2 dias atrásSão José dos Campos, uma das cidades mais dinâmicas do Vale do Paraíba, é reconhecida por sua força econômica, qualidade …
2 dias atrás