No dia 30 de novembro próximo, às 15 horas, a Casa do Idoso Centro vai receber as crianças que participaram do livro Vozes Pequenas, Grandes Sonhos. Eunice Leite conta como começou o projeto Sacolinha da Solidariedade:
“Morávamos em uma comunidade que não nos dava muitas opções de crescimento ou lazer, mas com muita força de vontade e determinação vencemos. Em 1995, resolvi que rezaria terços nas casas (a única coisa sabia fazer), pois era ativa na igreja e não conseguia pensar em mais nada para ajudar. Levar a palavra de Deus para aqueles que não conheciam. Perto do Natal, resolvemos fazer uma confraternização entre as mulheres que estiveram rezando juntas, e o que mais chamou a atenção foi a quantidade de crianças que participaram.
Em 1997, em uma conversa com meu esposo, resolvemos presentear as crianças e montamos um presépio ao vivo com elas. Em 1998, a patroa de uma das mulheres comentou com uma amiga, que pediu para assistir se fosse acontecer novamente. Assim, no final de 1998, tivemos a visita da pessoa que seria uma grande parceira do projeto, nos anos seguintes.
Daí para a ideia de “adotar” crianças para presenteá-las no fim do ano, foi um pulo. Em 2010 estávamos presenteando mais de 200 crianças no fim do ano. A pequena confraternização de antes, era uma festa para a comunidade com Papai Noel, presépio, sorvete, refrigerante e pipoca. Tudo realizado com doações de amigos e conhecidos que se identificavam com o projeto.
Em 2020, tivemos de parar os trabalhos por causa da pandemia da Covid-19, fizemos apenas a entrega de presentes e ajudamos as famílias com cestas e orientações de como se cuidar.
Em 2021, voltamos com o formato presencial, na garagem da minha casa, com reforço escolar e aulas de inglês e judô. 2023, começamos a realizar atendimento de pediatra e fonoaudióloga, formação que se mantém até hoje com atendimento médico às segundas, judô e fono às terças e aulas de reforço escolar, poesia e rima, contação de história e inglês aos sábados.
O projeto não teria chegado tão longe sem as mulheres nos primeiros momentos de oração, em sua maioria mães solos, que lutavam e me mostravam que nós podemos correr atrás daquilo que acreditamos. Juntos, acreditamos que podemos ajudar cada criança a buscar e a ter um futuro diferente daquele destinado pela sociedade! Aqui, ninguém solta a mão de ninguém!”
Em 2024, depois de ouvir a Eunice em um TEDx, visitamos as crianças, nos apaixonamos por elas e pelo projeto. E claro, a mente criativa de Tati perguntou, por que não fazermos um livro com os poemas que estão escrevendo?
Animação total de toda a equipe de voluntários. São profissionais liberais, professores, atletas, jovens que se tornaram monitores. Nossa diretora de Design, @marianafazzeri fez a arte acontecer, e pronto, vamos lá, para a tarde de autógrafos. Vale a pena conhecer. E se doar um pouquinho.
O texto a seguir está na página do Instagram da @sacolinhadasolidariedade:
Vozes Pequenas, Grandes Sonhos é o resultado inspirador de uma oficina de poesia, em que a arte foi utilizada como um instrumento poderoso de expressão e reivindicação. Partindo da premissa de que toda criança tem uma voz a ser ouvida, o livro reúne poesias criadas por jovens talentos, abordando temas que fazem parte do cotidiano deles, como família, comunidade, sonhos, e as dificuldades e conquistas que vivenciam.
#sacolinhadasolidariedade #livros #comunidadesantacruzsjc
A própria Eunice diz: Ninguém é tão limitado que não possa ajudar alguém!
Visite as páginas:
https://www.facebook.com/share/v/1AykEAZRtf/
https://www.instagram.com/reel/DCxaOEUy4fc/?igsh=Z3JyZHZqaG5rZzVm
Acompanhe também:
O Natal chegou ao CenterVale Shopping de uma forma especial este ano! Para tornar a temporada de festas ainda mais …
23 horas atrásOs coletores de lixo de Jacareí (SP) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (2). A paralisação, que não tem …
24 horas atrásA Prefeitura de Taubaté anunciou vai ampliar os horários de ônibus do transporte público a partir desta segunda-feira (2) devido …
24 horas atrásO Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos abre o mês de dezembro com 697 vagas de …
2 dias atrásO atacante Yuri Alberto, natural de São José dos Campos, está vivendo a sua melhor temporada como jogador profissional de futebol …
2 dias atrásOs joseenses que trafegam pela Rua Benedito Julião Machado, localizada na Vila Tupi, precisam ficar atentos, porque a rua será interditada …
2 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que algumas vias na região do Jardim das Indústrias estarão interditadas neste domingo (1) devido à …
3 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que o Parque Santos Dumont, localizado na Rua Presidente Eng. Prudente Meireles de Moraes, 1000, …
3 dias atrásO São José Basquete mais uma vez dominou a Farma Conde Arena, ao vencer o União Corinthians por 98 a 82, na …
3 dias atrásAs obras de instalação da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, região sul da cidade, estão …
4 dias atrás