Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Você já foi à Flip? Não? Então, vá!
    Ofício das Palavras

    Você já foi à Flip? Não? Então, vá!

    8 de outubro de 2024Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) completa 21 anos. A primeira edição conduzida por Liz Calder, inglesa apaixonada por literatura e pelo Brasil, trouxe a semente do se tornaria o maior (mais festivo) evento do gênero. Quem iria imaginar que as pessoas se deslocariam durante o inverno para ouvir alguns escritores falarem de suas obras?

    Pois é, pegou e se espalhou em centenas de festas e feiras, pelo país inteiro. De lá pra cá, muita coisa mudou. Muitos escritores famosos, muitas celebridades, muitos ganhadores do Nobel, pisaram naqueles pés-de-moleque, muitos tendões rompidos, muito sapato jogado no lixo.

    E o entorno da Flip também mudou. Primeiro chegaram jornais (O Jornal do Brasil, a Folha de SP); além da livraria principal (primeiro a da Vila e depois a Travessa), um mundo de gente ligada à cultura, e outro tanto só pra tomar cachaça e dançar nas ruas. A cidade ficou pequena, muitos apagões, falta de água. Haja infraestrutura!

    E a cada edição, novos desafios, muitas críticas, muita politização, prós e contras. A Flip se mantém.

    multidão pelas ruas de Paraty durante edição da Flip
    (Créditos: Walter Craveiro/Flip)

    O autor homenageado em 2024 será João do Rio (1881-1921), pseudônimo de Paulo Barreto, jornalista, contista, romancista e tradutor. Mente brilhante, o mais jovem membro da Academia Brasileira de Letras, sofreu discriminações por ser preto e homessexual.

    Serão 20 mesas, transmitidas pelo canal oficial da Flip no Youtube e pelo canal Arte 1. Podemos entrever boas conversas entre Mohamed Mbougar (“A Mais Recôndita Memória do Homens”) e Jefferson Tenório (“O Avesso da Pele”). Estarão presentes Carla Madeira, Évelin Argenta, Joca Reiners Terron, Patrícia Campos Mello.

    E, como sempre, as casas independentes que reúnem editoras independentes e autores independentes.

    Na Casa Escreva, Garota! (Rua Gravatá), a Ofício das Palavras terá uma mesa, com quatro autoras, na sexta-feiram 11 de outubro, às 15h30.

    E nosso autor Fabrício Cunha, estará na Casa Pagã, dia 10 de outubro, às 14 horas.

    Acompanhe também:  

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Tati Iaconelli e May Parreira

    Tati Iaconelli e May Parreira

    May Parreira é psicóloga, professora, supervisora e terapeuta há 25 anos. Sua filha, Tati Iaconelli, é formada em propaganda e marketing. Juntas, comandam o Ofício das Palavras, editora e estúdio literário que tem como objetivo lançar novos talentos da língua portuguesa.
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresEm casa, São José Basketball é derrotado pelo Franca no primeiro jogo da final do Paulista
    Próxima Notícia La victoria de los toros

    Notícias Relacionadas

    Sobre objetos de resistência

    28 de maio de 2026

    A arte de conter multidões

    11 de maio de 2026

    Escrever é um ponto de cada vez

    21 de abril de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vinac








    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.