Morreu recentemente, aos 83 anos, um dos maiores ícones da cultura musical brasileira. Apesar de residir nos Estados Unidos desde 64, não é exagero dizer que Sergio Mendes (1941-2024) revelou um Brasil para o mundo.
A bossa nova, o samba e também a MPB ganharam definitivamente aderência e território internacional pela genialidade do artista que soube explorar a brasilidade e mesclá-la com elegância a influências do jazz e de outras culturas contemporâneas. Conheça alguns feitos do artista plural, Sergio Mendes.
Provavelmente você já ouviu a versão de “Mais que nada” (de Jorge Ben) que Sergio Mendes lançou com seu grupo Brasil’ 66. Foi um estouro, e provavelmente a primeira música brasileira a alcançar sucesso global na década de 60.
Sempre atual, suas composições e arranjos soam com frescor, autenticidade, e revelam algo de espontâneo. Não surpreende que a palavra preferida do artista seja Serendipity, como o próprio declarou: “Há uma palavra em inglês que amo: Serendipity. É a história da minha vida”.
Serendipity é a capacidade de realizar feitos e descobertas, sem pretensão, quase que por acaso. Com esta habilidade, traçou mais de 60 anos incansáveis de carreira, conquistando o público e inúmeros artistas de renome, como Frank Sinatra, Steve Wonder, Elvis Presley e Paul McCartney.
Aliás, foi a sua versão de The Fool on the hill (dos Beatles), indicada ao Grammy de 1969, a escolhida como preferida por Paul McCartney.
Artista camaleônico, Sergio se reinventava a cada década e se somava a novos artistas, novas tendências e projetos. Lançou com o grupo “The Black Eyed Peas” uma nova versão de “Mais que nada”, atualizada para a linguagem do hip-hop e rapper, conquistando novas gerações.
Não à toa, sua genialidade entrou para o hall dos grandes artistas da música internacional ao ganhar um Grammy pelo álbum “Brasileiro” (1993), e duas vezes o Grammy Latino – álbuns “Timeless” (2006) e “Bom Tempo” (2010).
Também recebeu indicações para o Oscar de melhor canção pela música “Real in Rio” (do filme-animação Rio, dir. Carlos Saldhana, 2011, no qual foi produtor, compositor e arranjador), e para o Grammy Award com o álbum “Magic” (2014).
Assista ao belo documentário sobre sua vida, “Sergio Mendes: In the Key of Joy” (dir. John Scheinfeld, 2020), em que participam inúmeros convidados.
Tem algum assunto que te intriga sobre a música? Mande uma sugestão nos comentários! Até a próxima!
Leia mais: Noel Rosa, um tangará no Theatro de São José
Venha visitar a exposição “Tom Jobim & Cassiano Ricardo”, em homenagem aos 30 anos da morte de Tom Jobim, como parte da 57ª Semana Cassiano Ricardo na FLIM.
57ª Semana Cassiano Ricardo – Curadoria de Júlio Ottoboni
Abertura da exposição: 21 de setembro, sábado, 10h
Pavilhão Marina Crespi – Parque Vicentina Aranha
Gratuito
Acompanhe também:
No segundo jogo da final do Paulista, o São José Basketball até lutou, mas foi superado pelo Franca e ficou …
23 horas atrásO famoso Terreno das Vaquinhas, na zona oeste da cidade, está cada vez mais perto de se concretizar como um …
2 dias atrásA Justiça concedeu decisão favorável à Prefeitura de São José dos Campos (SJC) e suspendeu a liminar que determinava redistribuição …
2 dias atrásNo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, o São José Basketball perdeu para o Franca, por 82 a 68, …
3 dias atrásA primeira partida da final do Paulista de Basquete 2024 será disputada nesta segunda (7), às 20h, na Farma Conde …
4 dias atrásUm carro da Prefeitura de Jacareí pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (7), no centro do município.
O veículo …
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) abriu processo seletivo para contratação de profissionais de …
4 dias atrásUm motorista, ainda não identificado, provocou o atropelamento de um grupo de jovens na noite de sexta (4) no Urbanova, …
6 dias atrásO Burguer King vai dar uma batata frita média ou uma onion rings, de mesmo tamanho, para os eleitores que …
7 dias atrásA partir desta segunda (7), motoristas de São José dos Campos, vindos do bairro Limoeiro, devem se atentar a um …
7 dias atrás