Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Destination

    Você está em:Início » As pessoas têm o poder
    Código Fonte

    As pessoas têm o poder

    9 de agosto de 2024Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Quem me conhece sabe: eu adoro música.

    Escuto de tudo, com raras, raríssimas exceções: MPB, samba, jazz, pagode, blues, pop, funk, forró, sertanejo, música erudita. Mas, gostar, gostar mesmo, gosto de rock. Um bom rock’n’roll tem o poder de lavar a minha alma. E quem me conhece sabe: rock é a minha trilha sonora preferida enquanto escrevo.

    Escrever, para mim, é isso: som na caixa…

    Nessa batida, estava ensaiando um artigo outro dia e me deparei com um clássico de Patti Smith, a poetisa do punk, resgatado por um amigo de infância. “People Have the Power”, conhece? Não escutava há tempos. Tem zilhentas versões. A letra é gigante, poética, cheia de esperança.

    Nela, um verso sempre me chamou atenção: “People have the power to redeem the work of fools”. Em português, o povo tem o poder de consertar o trabalho dos tolos. Em tempos de campanha política, esse verso de Patti Smith é a melhor definição que encontro sobre eleições.

    De tempos em tempos, nós somos chamados para referendar, por meio do voto, o pacto entre sociedade e Estado.

    Por esse pacto, estabelecemos o que queremos para a nossa cidade, nosso Estado, nosso país, corrigindo rumos, recalculando rotas, no melhor estilo GPS, mantendo governantes ou não, enfim, consertando o trabalho dos tolos, tolos estes formados por boa parte dos políticos que teimam em acreditar que o poder real vem deles. Não vem.

    Sem a gente, isto é, as pessoas comuns, os políticos de hoje são os desempregos de amanhã, pois o poder deles, ostentado em carros oficiais, gabinetes, assessores, pompas e rapapés, é apenas poder delegado, outorgado pela soma dos votos, mas passageiro.

    tela "operários", de tarsila do amaral, em 1933; rostos de pessoas formam meia pirâmide frente à fábrica
    “Operários” (1933), por Tarsila do Amaral, reflete a ideia do poder na mão do povo (Créditos: Reprosução/Internet)

    Utopia?

    Longe disso. Político é funcionário do povo, sem estabilidade, passível de demissão, chamado a responder, aqui e ali, pelos seus feitos e malfeitos. Dito isso, quem vai passar no teste de emprego em São José dos Campos este ano?

    Eduardo Cury (PL), Anderson Farias (PSD), Doutor Élton (União Brasil), Wágner Balieiro (PT), Wilson Cabral (PDT) ou Toninho Ferreira (PSTU) estão na pista por uma vaga. Qual deles melhor representa você?

    Som na caixa, segue o baile…

    Leia mais de Código Fonte: Faltou combinar com os russos

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Hélcio Costa

    Hélcio Costa

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresMuro desaba novamente e moradores deixam casas ao redor no Flamboyant
    Próxima Notícia Três das vítimas de queda de avião em Vinhedo eram do Vale do Paraíba

    Notícias Relacionadas

    Três ou quatro pitacos aleatórios

    21 de julho de 2026

    E Pelé disse love, love, love

    20 de julho de 2026

    Carta a Zé Guilherme

    15 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    APS Group







    Pref Taubaté – Taubapet Pref Taubaté – Taubapet

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.