30 de abril de 2024
São José dos Campos 26° C
Tempo limpo
Dollar R$ 5,169
30/04
SJC 26° C
R$ 5,169





Categoria: ESG na Prática, Mais Destaques

A importância do ESG e o impacto da falta de governança na indústria do algodão

O Brasil, potencialmente o maior exportador mundial de algodão, encontra-se no centro deste debate

Redação SPRIO+ • Publicado em 14/04/2024, às 10:02 • Atualizado em 14/04/24, às 10:02

Recentemente, um relatório da ONG londrina Earthsight intitulado “Fashion Crimes” lançou um olhar crítico sobre as falhas no rastreamento da cadeia produtiva do algodão e na dependência das gigantes da moda rápida em certificações ambientais e sociais frágeis. O Brasil, potencialmente o maior exportador mundial de algodão, encontra-se no centro deste debate. A pesquisa focou em duas grandes varejistas, H&M e Inditex (dona da Zara), associando-as a práticas de desmatamento, usurpação de terras e violações de direitos humanos no Cerrado baiano.

Este caso destaca a importância (e necessidade) de uma Governança bem estruturada para trazer transparência e confiança a todos envolvidos na cadeia desde o campo ao consumidor final e também problemática do greenwashing e do greenwishing no setor da moda. Greenwashing ocorre quando empresas fazem alegações de sustentabilidade que não são suportadas por suas práticas efetivas, enquanto greenwishing refere-se às aspirações de sustentabilidade sem ações concretas para alcançá-las. Ambas as práticas podem minar a confiança dos consumidores e investidores e, consequentemente, prejudicar a imagem e a viabilidade financeira das empresas.

Pilha de roupas em meio ao mato, fazendo referência a falta de esg na indústria do algodão

Pilha de roupas (Foto: Freepik)

A Better Cotton Initiative (BCI), apesar de ser uma das maiores certificadoras, foi criticada por sua incapacidade de rastrear completamente a cadeia do algodão, limitando-se ao país de cultivo. No Brasil, o principal produtor dentro do BCI, revela-se um conflito de interesses significativo, já que os produtores muitas vezes auto-certificam a sustentabilidade de seu algodão. Isso levanta questões sobre a independência e a confiabilidade das auditorias realizadas, o que pode comprometer a transparência necessária para uma indústria verdadeiramente sustentável.

Leia mais na coluna ESG na prática

Empresas e certificadoras devem, portanto, intensificar seus esforços para garantir a transparência e a rastreabilidade de suas cadeias produtivas. Além disso, é crucial que as práticas de auditoria sejam independentes e robustas para fortalecer a confiança do mercado global em produtos certificados, evitando assim o impacto negativo do greenwashing e do greenwishing não só para as empresas, mas para todo o ecossistema global. Afinal, uma certificação existe justamente para trazer crença na probidade moral em qualquer setor que ele exista.
Abaixo coloco alguns pontos que acredito ser de suma importância para evitarmos situações como a da cadeia do algodão e que podem ser aplicadas em qualquer empresa ou setor do mercado.

1. Integração da Sustentabilidade em Todos os Setores da Empresa:

O primeiro passo é garantir que o conceito de sustentabilidade permeie todos os setores e totalmente alinhada com a governança da empresa, isto é, desde a produção até o atendimento ao cliente. Ações sustentáveis devem estar alinhadas com a proposta e os valores da empresa, garantindo que elas sejam coerentes e integradas à visão geral do negócio.

2. Comunicação Eficaz e Contextualizada sobre Sustentabilidade:

Uma comunicação clara e bem contextualizada é fundamental para engajar tanto o público interno quanto os stakeholders externos. A transparência nas ações e a continuidade da informação são essenciais para construir e manter a credibilidade da empresa.

3. Coerência e Conhecimento em Práticas Sustentáveis:

Os sistemas que geram sustentabilidade dentro da empresa precisam estar bem estruturados para que os resultados desejados sejam alcançados. Investir em conhecimento e formação sobre práticas sustentáveis é crucial para que as ações não sejam apenas superficiais, mas sim efetivamente benéficas.

4. Expansão das Dimensões da Sustentabilidade:

A sustentabilidade não se restringe apenas ao ambiental, mas também engloba dimensões econômicas, sociais e culturais. Uma abordagem holística pode levar ao surgimento de novos projetos e iniciativas que beneficiam não só o ambiente, mas também a comunidade e a economia local.

Acredito que os pontos destacados acima representem um passo inicial crucial para prevenirmos e mitigarmos os impactos negativos das empresas, não apenas melhorando sua imagem, mas também contribuindo de maneira significativa para um futuro mais sustentável.

Por outro lado, o papel da sociedade civil é igualmente essencial. Ao investigar, denunciar e participar ativamente, a sociedade não apenas assume um senso de corresponsabilidade, mas também desempenha um papel fundamental em garantir que as certificações e normativas sejam efetivamente cumpridas. Esta é uma jornada conjunta, onde cada ação e cada voz podem fazer a diferença na construção de um mundo melhor.

Acompanhe também: 

Instagram

Youtube

Facebook

Twitter

Spotify



Luís Magalhães

Luís Magalhães

positivo no meio ambiente. Estudou Agronomia na UFFRJ e Business & Marketing na Universidade Católica da Austrália e na Universidade de Canberra.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Branded

S. José firma convênio com a USP para desenvolvimento sustentável

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Parque de …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Com um mês, retomada de voos de passageiros no aeroporto de SJC tem resultado positivo

A retomada dos voos de passageiros no aeroporto de SJC completou um mês neste sábado (27) e a concessionária que …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Governo de SP vai construir mais de 2,3 mil casas do CDHU no Vale do Paraíba e região

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a construção de 2.371 novas casas do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional …

2 dias atrás
Branded

UBS Resolve Jardim da Granja traz mais conforto aos pacientes

A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta segunda-feira (22) a nova UBS Resolve Jardim da Granja. Localizado na …

2 dias atrás
Branded

Fundhas comemora 37 anos com grande festa no Teatrão

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos, comemora 37 anos nesta sexta-feira (26) com uma grande festa …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Colisão entre carretas gera incêndio e interdita Dutra em Pinda

Uma colisão entre duas carretas causou um incêndio e consequentemente, interdição na rodovia Presidente Dutra neste sábado (27) em Pindamonhangaba.
Segundo …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Caçapava inaugura pista de skate e recebe skatistas de todo Brasil neste final de semana

A Prefeitura de Caçapava entregou na noite desta sexta-feira (26), a obra da pista de skate do bairro Vila Centenário.
Construída …

3 dias atrás
Branded

São José conquista Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

É de São José! A cidade conquistou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria Empreendedorismo na Escola.
O anúncio dos …

4 dias atrás
Cidades, Destaque

Cidades do Vale do Paraíba vão receber vacinas contra a dengue

As 39 cidades do Vale do Paraíba vão receber as primeiras doses de vacinas contra a dengue, segundo anunciou o …

4 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Após seis dias, buscas por pescadores desaparecidos em Ilhabela são suspensas

Após seis dias de operação, o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) suspendeu no fim da tarde desta quinta-feira (25), as …

5 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados