O julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal foi mais uma vez adiado no STF (Supremo Tribunal Federal) após solicitação do ministro André Mendonça nesta quinta-feira (24).
O pedido de vista de Mendonça veio quando o processo tinha o placar de 4 a 1 em votos favoráveis para a aprovação da liberação do porte de maconha. No início da sessão nesta quinta o placar era de 4 a 0.
Dois ministros anunciaram seus votos ontem. Um deles foi o de Cristiano Zanin, primeiro ministro a se posicionar contra a liberação do porte de maconha – e também a qualquer revisão da Lei de Drogas.
O outro voto desta quinta, dessa vez a favor da descriminalização, veio da ministra Rosa Weber. Após o pedido de vista de André Mendonça, a presidente do STF questionou os ministros que ainda não haviam votado se queriam antecipar seus posicionamentos.
Todos preferiram aguardar a vista. A própria Rosa, no entanto, anunciou que anteciparia seu voto e ampliou o placar para 5 a 1 a favor da descriminalização do porte de maconha. Ela se aposenta do STF em setembro.
Confira todos os ministros que votaram a favor:
Com a solicitação de interrupção do julgamento, o ministro André Mendonça tem 90 dias para devolver a ação.
Se não fizer isso, o processo será liberado automaticamente para ser incluído novamente na pauta.
Os seis ministros que já votaram concordaram no processo concordaram que é preciso estabelecer um critério objetivo para definir o que diferencia o usuário do traficante de maconha.
Os ministros discutem e analisam qual seria a quantidade máxima para caracterizar a guarda do entorpecente pelo usuário.
Quando declarou seu voto a favor da descriminalização, por exemplo, o ministro Alexandre de Moraes sugeriu a limitação entre 25 e 60 gramas para uso pessoal. Há também propostas de limite de 25g – essa de Cristiano Zanin – e 100g – de Luís Roberto Barroso.
Acompanhe também:
Uma mancha vermelha foi identificada em alto mar no canal São Sebastião-Ilhabela e deixa a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado …
1 dia atrásA dívida da Prefeitura de Taubaté é de R$ 1,1 bilhão e irá comprometer em 40% o orçamento do município …
1 dia atrásO São José Esporte Clube anunciou a chegada do atacante Lawan, de 19 anos, para reforçar a equipe na Série …
1 dia atrásA Prefeitura de São José dos Campos passou a utilizar drones nesta semana para combater a dengue em locais de …
1 dia atrásO São José Basketball venceu o São Paulo, com um placar de 89 a 80, em um jogo realizado no …
1 dia atrásA Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos bateu recordes históricos na produção de combustível para aviação e …
1 dia atrásUm casal teve a casa completamente inundada por esgoto na noite desta quarta-feira (22) no centro de Jacareí.
Andressa e Israel …
A Prefeitura de Caçapava anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a mudança de empresa que opera os ônibus do transporte …
2 dias atrásA Justiça Federal condenou a Prefeitura de Aparecida a desocupar o loteamento Jardim Santo Afonso, às margens do Rio Paraíba …
2 dias atrásSão José dos Campos, uma das cidades mais dinâmicas do Vale do Paraíba, é reconhecida por sua força econômica, qualidade …
2 dias atrás