Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Porte de drogas: Moraes vota pela descriminalização da maconha; julgamento é adiado novamente
    Destaque

    Porte de drogas: Moraes vota pela descriminalização da maconha; julgamento é adiado novamente

    2 de agosto de 2023Updated:2 de agosto de 2023Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Agora com quatro votos favoráveis para liberação do porte de maconha para uso pessoal, o STF (Supremo Tribunal Federal) voltou a adiar o julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio.

    O processo, que recebeu voto favorável do ministro Alexandre de Moraes para descriminalizar o porte de maconha, ficou parado por mais de sete anos.

    pessoa segurando baseado de maconha e apoiando sobre mesa com dixavador sobre o tampo.
    (Foto: Thought Catalog/Unsplash)

    A análise do tema teve início em 2015. Os ministros têm a responsabilidade de decidir se será mantido o atual entendimento da Lei de Drogas – que considera crime adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo próprio.

    Vale ressaltar que a venda de drogas não está sendo abordada no julgamento e continuará sendo ilegal. Durante o julgamento, os ministros deverão estabelecer critérios para diferenciar usuários de drogas de traficantes.

    A questão da quantidade permitida aos usuários de maconha tem sido um dos pontos mais debatidos durante o processo. No voto a favor da descriminalização, o ministro Alexandre de Moraes sugeriu a limitação entre 25 e 60 gramas para uso pessoal.

    Em contrapartida, o relator do processo, Gilmar Mendes, solicitou o adiamento da decisão por uma semana, a fim de aprofundar o estudo sobre a quantidade aceitável para posse da substância. Apesar disso ainda não há prazo para o caso ser retomado.

    A maioria dos ministros que se manifestaram sobre o assunto até o momento têm divergido da proposta de Gilmar Mendes, que defende a descriminalização de todas as drogas. A sugestão que predomina entre os magistrados é que a medida seja aplicada exclusivamente para a maconha.

    No cenário internacional, diversas nações têm passado por mudanças significativas em suas leis de drogas, principalmente no que diz respeito à maconha. O tema é tratado de formas variadas pelo mundo, com alguns países optando pela descriminalização, legalização para fins medicinais ou recreativos, enquanto outros mantêm a proibição rigorosa.

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresGuia de turismo registra aparecimento de Jaguatirica no Parque Estadual de Ilhabela
    Próxima Notícia FCCR abre inscrições para uso oneroso de três teatros em SJC

    Notícias Relacionadas

    Senado aprova medida que dificulta aborto legal para crianças vítimas de estupro

    3 de junho de 2026

    Fim da escala 6×1: Câmara aprova PEC que reduz jornada para 40 horas semanais

    28 de maio de 2026

    Felicio Ramuth diz que Flávio Bolsonaro precisa ter ‘oportunidade’ de explicar caso Vorcaro

    23 de maio de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado






    Maisgastronomia


    Suzano

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.