
Começa nesta segunda-feira (20) o período das convenções partidárias, etapa obrigatória do calendário eleitoral em que partidos e federações oficializam os candidatos que disputarão as eleições de outubro. O prazo segue até o dia 5 de agosto e marca o início da definição formal das chapas para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e distritais.
As convenções são reuniões internas dos partidos, nas quais delegados e filiados deliberam sobre quem representará a legenda nas eleições, além de aprovar eventuais coligações nos cargos majoritários e outras decisões relacionadas à campanha. A realização desse processo é indispensável para que as candidaturas possam ser registradas na Justiça Eleitoral.
Depois das convenções, os partidos terão até 15 de agosto para solicitar oficialmente o registro de seus candidatos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto.
Calendário dos principais partidos
Entre os presidenciáveis, o primeiro a realizar a convenção será o senador Flávio Bolsonaro (PL), no próximo sábado (25), em São Paulo. O evento também deve contar com a presença do presidente da Argentina, Javier Milei. Até o momento, Flávio é um dos poucos pré-candidatos que ainda não anunciou quem será seu candidato a vice.
No domingo (26), será a vez do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), oficializar sua candidatura. Na segunda-feira (27), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), realizará sua convenção em Brasília. Já Renan Santos, do Partido Missão, deve confirmar sua candidatura em 1º de agosto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrará o calendário entre os principais candidatos, com convenção marcada para 2 de agosto, em São Paulo.
Veja também: PF aponta que Ubatuba e Caraguatatuba receberam R$ 30 milhões em emendas sob investigação de Valdemar Costa Neto