
Foto: Divulgação
O Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT) lança hoje, às 18h30, na Câmara Municipal de São José dos Campos, o livro Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira, de autoria da jornalista Fernanda Soares Andrade.
Capa do livro / Foto: Divulgação
Resgate histórico
O livro faz o resgate histórico das urnas e do seu papel na redemocratização do País, mas foi escrito também para esclarecer as dúvidas de eleitores bombardeados por fake news e desinformação. Após as eleições de 2018, os ataques à utilização da urna eletrônica se intensificaram. O emprego da urna eletrônica, segura e auditável, foi colocada em dúvida até mesmo pelo presidente da República. Ao mesmo tempo, alguns parlamentares têm se mobilizado para impedir seu uso e/ou modificar o sistema de voto com a impressão do voto, retornando aos tempos da votação por cédula de papel, quando as eleições sofreram mais fraudes.
25 anos
Criada há 25 anos, a urna eletrônica teve papel fundamental na redemocratização do país. Foi desenvolvida a partir de uma série de princípios fundamentais e com a participação de especialistas e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral e do Poder Executivo, dentre eles, servidores públicos das carreiras de ciência e tecnologia, lotados no INPE e no DCTA.
Para um resgate histórico, a jornalista do SindCT, Fernanda Soares Andrade, foi convidada pela diretoria do sindicato, a escrever um livro contando a história da criação da urna eletrônica brasileira e as mudanças que sua utilização trouxe ao longo dos anos. O livro tem também o objetivo de esclarecer a população sobre o funcionamento e segurança da urna, além de toda a lisura do processo eleitoral.
O livro foi redigido baseando-se unicamente em documentos do TSE e em depoimentos de pessoas que participaram do desenvolvimento da urna, como engenheiros e membros do TSE, o Ministro Gilmar Mendes, que já presidiu o TSE, e o Ministro Carlos Velloso, ex-presidente do TSE, em cuja gestão se implantou a urna eletrônica.
Leia também: Religiosa explica possível graça de Madre Maria Teresa, personalidade do período sanatorial de São José dos Campos
Sobre a autora
Fernanda Soares Andrade: jornalista profissional diplomada há 25 anos e assessora de imprensa do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial – SindCT. Recebeu o prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. É autora do livro A Solução Brasileira – História do Desenvolvimento do Motor a Álcool no DCTA publicado pelo SindCT, de dez livros paradidáticos infantis publicados pela editora Todolivro e de um livro sobre a Urna Eletrônica, a ser lançado em 2022.
Hoje, durante o lançamento na Câmara Municipal, exemplares serão distribuídos gratuitamente. O SindCT também está disponibilizando download gratuito da publicação.
Atualização
A jornalista Fernanda Soares Andrade foi a convidada do programa de entrevistas da SP RIO+ nesta segunda-feira (4). Confira a entrevista na íntegra:
Leia também: Você sabe como é composta a ecologia do Vale do Paraíba? Engenheiro florestal explica
