30 de abril de 2024
São José dos Campos 30° C
Tempo limpo
Dollar R$ 5,194
30/04
SJC 30° C
R$ 5,194


Categoria: Cidades, Destaque

MP instaura inquérito para apurar impactos da nova Lei de Zoneamento

Possíveis prejuízos ambientais serão analisados pelo Ministério Público.

Julio Codazzi/OVALE - • Publicado em 2/08/2019, às 10:09 • Atualizado em 2/08/19, às 12:39

MP instaura inquérito para apurar impactos da nova Lei de Zoneamento

Foto: PMSJC

O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), que é um braço do Ministério Público, instaurou um inquérito civil para apurar “possíveis prejuízos e ilícitos ambientais” que seriam decorrentes da aprovação da Lei de Zoneamento proposta pelo governo Felicio Ramuth (PSDB).

O procedimento foi aberto com base em um estudo dos professores Wilson Cabral, do Departamento de Recursos Hídricos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), e Klécia Massi, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que apontou que as propostas da Prefeitura de São José dos Campos representariam um retrocesso ambiental.

De acordo com esse estudo, embora haja uma ampliação de quase 8% das áreas totais de ZPA (Zona de Proteção Ambiental) na proposta – elas passariam de 10.273 hectares, na legislação atual, para 11.088 hectares -, as zonas de proteção seriam transferidas dos locais atuais para outros mais distantes do centro urbano.

As ZPAs atuais, concentradas na região sul e que contemplam as áreas de Cerrado e de recarga de aquíferos, seriam suprimidas na proposta da prefeitura e substituídas por ZPE (Zona de Planejamento Específico), ZI (Zona Industrial) e ZUPI (Zona de Uso Predominante Industrial).

Na portaria que instaurou o inquérito, o promotor Laerte Fernando Levai escreveu que a mudança “provocaria um grande adensamento urbano e industrial justamente sobre os últimos remanescentes de Cerrado, com notórias repercussões ambientais ocasionadas à flora, à fauna, às áreas territoriais ambientalmente protegidas, aos mananciais e à várzea do Rio Paraíba do Sul”.

O promotor concedeu um prazo de 30 dias para a prefeitura se manifestar. Em reportagem publicada no último fim de semana, que abordou justamente o estudo dos professores, o governo Felicio negou que a proposta de revisão da Lei de Zoneamento esteja em desacordo com as leis de proteção ambiental. A gestão tucana alegou que, “no que diz respeito a proteção dos remanescentes de Cerrado, Mata Atlântica e áreas de recarga de aquífero, o município está ampliando e requalificando as áreas tendo em vista que estes remanescentes não se restringem ao atual perímetro definido”, e “sim distribuídos em todo o tecido urbano”. A prefeitura argumentou ainda que a proposta “visa estabelecer um regramento de proteção mais abrangente”.

Moradores criam grupo para contestar mudanças propostas pela prefeitura

Um grupo de moradores de São José dos Campos, que são contrários a medidas propostas pelo governo Felicio Ramuth na revisão da Lei de Zoneamento, se uniu para promover uma série de protestos contra o texto. Batizado como ‘Desperta São José’, o grupo já programou três mobilizações para esse mês. A primeira foi realizada nessa quinta-feira, na primeira sessão da Câmara após o fim do recesso parlamentar.

Foi entregue um manifesto ao presidente do Legislativo, Robertinho da Padaria (PPS), com a pauta dos moradores. O segundo evento será no domingo, às 9h, na Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius. O terceiro será no dia 10 de agosto, às 10h, na Praça Afonso Pena, no Centro.

Segundo o grupo, que se diz apartidário e que reúne profissionais de diversas áreas e regiões da cidade, a proposta do governo Felicio prioriza a verticalização e o adensamento em áreas como o Aquarius, sem considerar a formação de ilhas de calor; prioriza o transporte individual em detrimento do coletivo; reduz as áreas verdes onde elas são mais importantes, como o Bosque Betânia, as áreas remanescentes de Cerrado e de recarga de aquíferos; e retira do zoneamento as chamadas ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), deixando ainda mais vulnerável a população mais carente. “Queremos uma cidade para viver, e não para ser posta à venda”, disse o ambientalista José Moraes Barbosa.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.



+ noticias

Cidades, Mais Destaques

Aeroporto de SJC agora cobra estacionamento; saiba quais são os preços

O aeroporto de São José dos Campos já deu início a cobrança de taxa para estacionamento no terminal.
Segundo a concessionária …

7 horas atrás
Branded

Presidente do TJ-SP visita São José e conhece o CSI

Nesta quinta-feira (18), São José dos Campos teve o privilégio de receber a visita do desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, …

8 horas atrás
Cidades, Destaque

Fundação Cultural abre debate sobre futuro do Parque da Cidade; veja como participar

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo vai realizar um seminário, no dia 7 de maio, sobre o futuro do Parque da …

8 horas atrás
Branded

Di Paolo anuncia menu a la carte com itens da sequência gaúcha e pratos italianos tipicamente paulistanos

A rede Di Paolo, conhecida pela autêntica culinária italiana da Serra Gaúcha servida em sequência, terá também um menu a …

1 dia atrás
Branded

S. José firma convênio com a USP para desenvolvimento sustentável

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Parque de …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Com um mês, retomada de voos de passageiros no aeroporto de SJC tem resultado positivo

A retomada dos voos de passageiros no aeroporto de SJC completou um mês neste sábado (27) e a concessionária que …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Governo de SP vai construir mais de 2,3 mil casas do CDHU no Vale do Paraíba e região

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a construção de 2.371 novas casas do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional …

2 dias atrás
Branded

UBS Resolve Jardim da Granja traz mais conforto aos pacientes

A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta segunda-feira (22) a nova UBS Resolve Jardim da Granja. Localizado na …

2 dias atrás
Branded

Fundhas comemora 37 anos com grande festa no Teatrão

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos, comemora 37 anos nesta sexta-feira (26) com uma grande festa …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Colisão entre carretas gera incêndio e interdita Dutra em Pinda

Uma colisão entre duas carretas causou um incêndio e consequentemente, interdição na rodovia Presidente Dutra neste sábado (27) em Pindamonhangaba.
Segundo …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados