
Uma página da história de São José dos Campos será mais acessível a partir da próxima terça (5). O Memorial da Venerável Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, localizado no antigo Sanatório Maria Imaculada, no centro da cidade, passou por uma ampliação e será reinaugurado às 16h30, em cerimônia aberta ao público com a bênção de Dom José Walmor Cesar Teixeira, bispo diocesano de São José.
Instalado nas galerias do antigo sanatório, o novo espaço amplia a experiência iniciada em 2020, quando foi restaurado e aberto à visitação o quarto da religiosa.
O que o visitante vai encontrar
O memorial agora reúne objetos de época e documentos históricos, ambientes que contam a trajetória de Madre Maria Teresa, além da história da congregação e do período sanatorial, fase marcante para o desenvolvimento da cidade
O percurso é cronológico: desde a chegada de Dulce Rodrigues dos Santos a São José dos Campos para tratar tuberculose até a consolidação de sua obra missionária.
A exposição aborda a fundação da congregação, a criação do Sanatório Maria Imaculada e a expansão de suas atividades no cuidado aos doentes.
Leia mais: Duplicação da Sebastião Gualberto deve ser entregue entre novembro e dezembro, diz prefeito
Destaques da exposição:
- Vídeos raros da Madre, gravados pelas próprias irmãs
- Primeiro livro de registros do sanatório
- Objetos inéditos de Dom Epaminondas (primeiro bispo de Taubaté e diretor espiritual da congregação)
- Sala com equipamentos usados no tratamento da tuberculose, como o pneumotórax
- Espaços de reflexão espiritual
- Exposição temporária sobre a Escola de Enfermagem Dom Epaminondas
“O Memorial honra a memória e o legado de nossa fundadora, cuja vida e dedicação continuam a nos inspirar. A proposta é preservar essa história e apresentar ao público o impacto de uma obra que uniu fé, cuidado e contribuição social para o crescimento de São José dos Campos”, afirma a Madre Vilma Marlene de Andrade.
Processo de canonização
Madre Maria Teresa está atualmente em processo de canonização. Sua obra social e espiritual está presente em três países e em três estados brasileiros.
O memorial integra o roteiro turístico religioso do Estado de São Paulo e o programa City Tour São José, da Prefeitura.