Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Itavema Itavema

    Você está em:Início » Dono do Banco Master é preso novamente por ordem do STF
    Política

    Dono do Banco Master é preso novamente por ordem do STF

    Prisão foi determinada pelo ministro André Mendonça a pedido da PF, que apura crimes financeiros e grupo suspeito de intimidar jornalistas
    4 de março de 2026Updated:4 de março de 2026Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    (Créditos: Ana Paula Paiva/Valor)

    O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso nesta quarta-feira (4) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça. A ordem foi expedida no âmbito de investigação que apura suspeitas de crimes contra o sistema financeiro, corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça.

    A apuração, conduzida pela Polícia Federal, aponta que o grupo teria estruturado uma organização criminosa com atuação voltada à proteção de interesses privados por meio de intimidação e acesso ilegal a informações sigilosas. 

    Segundo os investigadores, mensagens interceptadas indicam que um jornalista teria sido alvo de plano para sofrer agressão física em um suposto assalto forjado após a divulgação de reportagens consideradas desfavoráveis ao banco. 

    Veja também: Moraes nega prisão domiciliar e Bolsonaro seguirá na Papuda

    Milícia privada de Vorcaro

    Além de Vorcaro, foram presos Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro, o coordenador de segurança Luiz Phillipi Mourão, conhecido como “Sicário”, e o policial federal aposentado Marilson Roseno da Silva. 

    A defesa de Zettel informou que ele se apresentou espontaneamente às autoridades. Até a última atualização, a defesa de Vorcaro não havia se manifestado.

    De acordo com a decisão judicial, o grupo é suspeito de manter uma estrutura chamada “A Turma”, descrita nos autos como uma milícia privada destinada ao monitoramento ilegal de adversários, autoridades e profissionais da imprensa. As investigações também apontam para acessos indevidos a sistemas e registros da própria Polícia Federal, do Ministério Público Federal e de organismos internacionais, como o FBI e a Interpol. 

    Atuação dentro do Banco Central do Brasil

    Outro eixo da investigação envolve a atuação de servidores do Banco Central do Brasil que ocupavam cargos na área de supervisão bancária. Conforme a apuração, eles teriam atuado informalmente como consultores do Banco Master, revisando documentos que seriam enviados ao órgão regulador e antecipando possíveis fiscalizações. Em troca, receberiam pagamentos mensais que, segundo a Polícia Federal, chegavam a R$ 1 milhão, por meio de contratos de consultoria e empresas de fachada. 

    Por determinação do Supremo, esses servidores foram afastados de suas funções e passaram a utilizar tornozeleira eletrônica. A decisão também incluiu a suspensão das atividades de cinco empresas vinculadas ao grupo investigado.

    Ao justificar as prisões, o ministro afirmou que a permanência dos investigados em liberdade poderia comprometer a coleta de provas, permitir a continuidade das práticas ilícitas e representar risco à integridade de pessoas envolvidas no caso. As investigações seguem em andamento.

    banco master brasil corrupção daniel vorcaro
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresNavio com mais de 2.600 bois pega fogo no porto de São Sebastião e mobiliza bombeiros
    Próxima Notícia Troca-troca de partidos começa na sexta: três ou quatro pitacos aleatórios da política

    Notícias Relacionadas

    Jean Wyllys e Léo Áquila participam de festival LGBTQIA+ neste sábado em São José

    18 de julho de 2026

    Empresa de São José expande atuação de marketing e audiovisual para os EUA

    17 de julho de 2026

    Embraer entrega primeiro cargueiro militar C-390 Millennium à República Tcheca

    17 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Caraguatatuba – Festival do Camarão




    Vista Santana


    Itavema Itavema

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.