
Um tornado de intensidade EF3 na escala Fujita, com ventos de até 250 km/h, devastou cidades da região Centro-Sul do Paraná na sexta (7), deixando um rastro de destruição e seis mortos.
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi a mais atingida, com 80% de seu território destruído, segundo a Defesa Civil estadual.
As vítimas fatais são cinco pessoas em Rio Bonito do Iguaçu – três homens de 49, 57 e 83 anos e duas mulheres de 47 e 14 anos – e um homem de 53 anos em Guarapuava. O balanço também registra 432 pessoas atendidas e mais de mil desabrigadas.
Destruição generalizada
O fenômeno, confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), arrancou árvores, postes e destruiu casas, deixando a população local em situação de emergência. Bombeiros e agentes da Defesa Civil trabalham na busca por sobreviventes sob os escombros.
Rio Bonito do Iguaçu, cidade de aproximadamente 14 mil habitantes localizada a 400 km de Curitiba, amanheceu sob escombros neste sábado (8), com a maioria de suas estruturas residenciais e comerciais destruídas.
Confira o vídeo:
Contexto meteorológico
O tornado se formou devido a um ciclone extratropical que atinge a região Sul do Brasil e também provocou chuvas fortes e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
No Vale do Paraíba, o ciclone também provocou danos e São José dos Campos registrou ventos de 109 km/h.
A escala EF3, confirmada pelo Simepar, indica um tornado com ventos entre 218 e 265 km/h, capaz de causar danos severos, como arrancar árvores, destruir edificações e levantar veículos.
Situação atual
As equipes de resgate continuam trabalhando nas áreas afetadas para prestar socorro às vítimas e avaliar a dimensão total dos danos.