
Taubaté recebe a 2ª Caminhada TEApoio, evento gratuito que busca conscientizar a população sobre o autismo, no dia 13 de abril.
A concentração será às 16h, na Praça Santa Terezinha, com atividades para toda a família.
A iniciativa é da AMA (Associação Mundo Autístico).
O objetivo é conscientizar, levar informação e promover inclusão às pessoas. A caminhada também busca acolher famílias atípicas.
Entre os profissionais confirmados está a fotógrafa Suelen Lopes, da Família Lopes Fotografia, que há mais de 10 anos realiza sessões fotográficas voltadas para pessoas com autismo.
“É um trabalho feito com muito cuidado e amor. Apoiar esse evento é reforçar que crianças, jovens e adultos autistas têm seu lugar na sociedade e merecem respeito”, diz Suelen.
Leia mais: Mais de 84 mil carteiras de identificação de pessoas com autismo foram emitidas em SP
O percurso será ao redor da praça. Haverá show do palhaço Galileu e do personagem Kaboo.
Além disso, psicólogos e advogados darão orientações ao público.
“É importante trazer informação aos participantes”, diz Vanessa Silva, presidente da AMA.
A associação quer arrecadar fundos para construir sua sede. Hoje, o atendimento é remoto. A meta é oferecer um espaço físico para suporte terapêutico.
O evento terá brindes e distribuição de materiais informativos.
Saiba mais: A importância e o poder da inclusão social no mercado de trabalho – uma experiência em Portugal
Fundada em 2015 por um grupo de mães na Praça Santa Terezinha, a AMA surgiu no Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril).
Entre as conquistas da associação estão:
- Vagas de estacionamento preferencial
- Placas de atendimento prioritário em comércios
- Carrinhos adaptados em supermercados
- Sessão Azul no cinema Moviecom de Taubaté
A AMA também promove palestras, rodas de conversa e parcerias com escolas e empresas.