Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Visite São Convention Bureau – 3 Visite São Convention Bureau – 3

    Você está em:Início » Passado sanatorial do Vicentina é resgatado em pavilhão restaurado pelo neto de antigo paciente
    Especiais

    Passado sanatorial do Vicentina é resgatado em pavilhão restaurado pelo neto de antigo paciente

    22 de novembro de 2024Updated:25 de fevereiro de 2025Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    O Pavilhão São João do Parque Vicentina Aranha, um prédio com 100 anos de idade na região central de São José dos Campos, abrigava no início do século passado os homens que não tinham condições de pagar pelo tratamento para a tuberculose.

    Recém-restaurado, ele recebe a partir deste fim de semana a exposição “São João da Gente”, uma lembrança da época sanatorial, que fica aberta com monitores aos sábados e domingos das 9h às 13h e das 14h às 18h.

    Há um resgate desse passado não só pela arquitetura do espaço, cuidadosamente fiel à sua origem, mas também por documentos, móveis, seringas, as camas onde descansavam os pacientes e outros objetos originais conservados.

    O projeto de restauro do pavilhão foi assinado pelo arquiteto Felipe Ferri, que considera essa “a melhor obra que já fez” em seus 12 anos de parque. A satisfação profissional se mistura a um sentimento íntimo. O avô paterno de Felipe conheceu sua avó enquanto estava internado para tratar da tuberculose. Confira mais detalhes da história no vídeo abaixo:

     

    Ver esta publicação no Instagram

     

    Uma publicação partilhada por portal 𝘀𝗽𝗿𝗶𝗼𝘮𝘢𝘪𝘴 (@spriomais)

    A história do Pavilhão São João

    Inaugurado em 1924, o Pavilhão São João era destinado aos homens que não tinham condições de pagar pelo tratamento, na época tratados como indigentes.

    Até o final da década de 30, ele possuía pouco menos da metade dos 1.200 metros quadrados que tem hoje, quando então foi ampliado para atender a demanda crescente de pacientes. Sua estrutura arquitetônica foi planejada para que pudesse ter uma boa circulação do ar e boa insolação, necessárias ao tratamento da doença.

    No hall de entrada do pavilhão há uma placa em homenagem à Maria Cândida Jordão Malheiros. Pertencente à família Pacheco Jordão, notória por suas atividades na produção de cana-de-açúcar e na indústria têxtil em Itu, Maria Cândida foi casada com o médico João Baptista Malheiros e, juntos, participavam de movimentos beneficentes em favor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, então gestora do sanatório.

    Acompanhe também:

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresEx-prefeito de São José, Felicio Ramuth ganha título de cidadão taubateano
    Próxima Notícia Cheio de girassóis pela última vez, Terreno das Vaquinhas estará aberto neste final de semana

    Notícias Relacionadas

    Projeto na Mantiqueira converte plantação esquecida em ponto de cultura e preservação da Mata Atlântica

    Autor: Gabriel Duarte7 de dezembro de 2025

    Usuário exibe placa furtada de avenida em São José: especialista explica movimento de transgressão online

    28 de novembro de 2025

    ‘Fala Galela’: lanchonete surfa na onda do Busca Busca e vende salgados usando bordão do Chefe do Benefício

    Autor: Gabriel Duarte/portal spriomais27 de novembro de 2025
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    Vinac




    Colinas 2


    Visite São Convention Bureau – 3 Visite São Convention Bureau – 3

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.