O transporte público em São José dos Campos enfrenta desafios significativos: ônibus antigos, superlotados e tempo de espera longos são parte da rotina dos moradores.
No entanto, a aquisição de 34 novos veículos em agosto deste ano ampliou o número de viagens, dando esperança aos passageiros. Os novos modelos possuem ar-condicionado, algo que os usuários elogiam devido ao calor que tem feito nos últimos dias.
Nas redes sociais, outros apontam o descontentamento com a redução de assentos nos ônibus devido ao sistema de portas – com abertura dos dois lados do veículo – e também pela falta de limpeza, com veículos sujos e empoeirados em circulação.
As tentativas frustradas de licitação para renovação da frota, também aumentam a insatisfação da população. Dentre as diversas áreas da cidade, a mobilidade urbana é uma das mais atacadas, tanto nos debates entre os que concorrem ao pleito, quanto no cotidiano dos joseenses.
Segundo levantamento OVALE/Ágili Pesquisas divulgado em 25 de agosto, o transporte público é uma prioridade para 5% dos eleitores. A pesquisa ouviu 600 pessoas entre os dias 16 e 19 de agosto e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
A dez dias do primeiro turno das eleições municipais, em 6 de outubro, os candidatos já apresentaram seus planos de governo caso sejam eleitos. São muitas as opções de melhorias: obras, revisão da tarifa, renovação ou troca da frotas de transporte, entre outros.
O portal spriomais entrou em contato com todos os concorrentes à Prefeitura, que destacaram suas principais propostas. Afinal, a mobilidade urbana é fundamental para a qualidade de vida dos habitantes e também para o desenvolvimento da cidade. Confira na íntegra as respostas.
– O prefeito Anderson é inovador e pensa no futuro. A frota de ônibus do transporte público de São José será a primeira do país a ser 100% elétrica, menos poluente e mais moderna. A população terá ônibus novos e confortáveis, com mais horários e um sistema integrado com bicicletas e vans.
– Linha Verde Fase 2: concluir a implantação deste modelo de transporte inovador, ligando o Jardim Paulista ao Parque de Inovação Tecnológica.
– Projeto Áreas Escolares Seguras: fazer intervenções perto das escolas para oferecer mais segurança aos alunos.
– Concluir a Via Jaguari, o novo acesso ao Urbanova (ligação da avenida Jockey Clube-Esplanada-Urbanova), fazer a duplicação da rua João Miacci, ligação do Interlagos à avenida Adilson José da Cruz e muitas obras viárias, necessárias para o desenvolvimento da cidade.
– E para mais mobilidade, o prefeito Anderson vai ampliar as ciclovias em todas as regiões.
TRANSPORTE PÚBLICO É UM DIREITO.
Assim como outros serviços públicos, o transporte é privatizado. Antes de atender às necessidades da população, tem como propósito o lucro das empresas de ônibus.
Já gastamos 7% do orçamento com o transporte. Mesmo assim, a passagem é cara e a frequência insuficiente. Com isso, as pessoas que podem usam transporte individual, desgastando as vias públicas e poluindo o ar, o que exige maiores gastos do dinheiro público com transporte e com saúde.
Nossa proposta é a TARIFA ZERO. Ela já foi adotada em mais de 50 cidades do país. E pode usar apenas 2,5% do orçamento. Vamos criar a empresa municipal de transporte e substituir a matriz energética da frota atual de ônibus e veículos oficiais, por fontes limpas e renováveis. Essa medida é urgente! Vamos reduzir carros poluentes, melhorar o clima e reduzir doenças respiratórias.
Vamos aumentar ciclovias, estudar a implantação do metrô de superfície e da Hidrovia do Rio Paraíba, para a navegação de embarcações de passageiros.
A Tarifa Zero será realidade em nossa cidade. Quando fui secretário de Transportes, criei o Bilhete Único, um grande avanço. Mas agora, é hora de avançar mais. Nosso transporte está ruim: a frota é velha, com carros usados de outras cidades e ônibus menores. E o atual prefeito quer alugar ônibus por R$ 3 bilhões.
A minha proposta é clara: com 10% desse valor, vamos renovar a frota com 400 ônibus, de piso baixo, modelo Euro 6, que polui 80% menos. Com o restante, crio gradualmente a Tarifa Zero. Já no primeiro ano, vamos ter a gratuidade para estudantes e aos domingos; no segundo e terceiro anos, para quem está no Bolsa Família e Cadastro Único; no quarto ano, a gratuidade será para toda a população.
A Tarifa Zero já é realidade em mais de 115 municípios, como São Caetano do Sul (SP), Caucaia (CE) e Maricá (RJ). Todo mundo ganha com a Tarifa Zero: o trabalhador, que poderá economizar parte significativa do orçamento e usar esse valor no mercado, em cursos para os filhos, em lazer. O empresário, que também economizará com o vale-transporte.
Além disso, vamos concluir obras viárias como a Sebastião Gualberto e a terceira fase da Via Oeste. Vamos realizar novas obras como a ligação do Urbanova e a duplicação da estrada do Cajuru, da João Miacci e da Nelson Tavares. Também vamos criar um app municipal para transporte de passageiros e mercadorias, que vai oferecer preços mais justos para passageiros, motoristas e empresas.
A qualidade do transporte público em São José dos Campos é uma das principais queixas dos moradores. Para elaboração do nosso Plano de Governo, organizamos mais de 150 reuniões, com quase 6 mil pessoas, e uma das principais reclamações foi sobre o descaso da Prefeitura em relação ao transporte público.
Enquanto a preocupação do prefeito está focada nas tentativas de licitação para mais ônibus para a Linha Verde, com altíssimo custo e que não tiveram nenhum sucesso, após muitas tentativas, as pessoas continuam sofrendo com a falta de ônibus em horários de pico, ônibus sempre lotados, falta de linhas em regiões mais afastadas etc.
Como prefeito vou promover uma licitação que qualifique a oferta, amplie o número de rotas, e invista na qualidade dos ônibus para mais conforto aos usuários e redução do tempo de espera e do percurso.
Vou implantar o “Ônibus no Ponto” para que, via WhatsApp e com a inteligência artificial, o morador saberá a localização do seu ônibus em tempo real. Também vou implantar a Tarifa Zero aos finais de semana e feriados para garantir o direito de ir e vir das pessoas, fomentar o comércio e proporcionar mais chances de lazer para as famílias. A questão do transporte público é urgente e precisa ser prioridade.
O longo tempo de espera e de deslocamento dos ônibus – principal queixa dos usuários do transporte público de nossa cidade – é um ponto que mereceu atenção especial em nosso Plano de Governo. Para tanto, o Plano prevê as seguintes medidas de curto prazo (imediatas):
- Readequação imediata de linhas do Transporte Público Coletivo com base em análise de dados de origem e destino (amostragem convencional e inteligência artificial) e distribuição populacional atualizada;
- Criação de linhas estratégicas, interregiões e perimetrais, para redução do tempo de transporte nos deslocamentos de maior demanda;
- Readequação imediata de grade de horários do Transporte Público Coletivo com base em dados de tráfego e inteligência artificial;
- Desenvolvimento de sistema e aplicativo efetivo e funcional para acompanhamento em tempo real dos ônibus pelos usuários, visando reduzir e programar os tempos de espera;
- Criação de um grupo técnico de estudos, no âmbito do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, para análise de alternativas de transporte público.
Quando fui prefeito, quebrei o monopólio do transporte público em São José dos Campos ao realizar uma licitação que trouxe 340 novos ônibus e contratos de concessão com duração de 12 anos, para que a cidade pudesse reavaliar o modelo em 2020. Há quatro anos, no entanto, as empresas operam com contratos provisórios.
Atualmente, o sistema de transporte enfrenta grandes dificuldades. A prefeitura já destinou R$ 200 milhões em subsídios para manter o serviço, sustentando um modelo ineficiente, com veículos antigos. Dinheiro que poderia ser investido em saúde, educação, segurança e novas obras.
Nos últimos anos, o perfil dos usuários do transporte mudou significativamente, assim como a demanda pela ampliação de trajetos e horários, o que deixa clara a necessidade urgente de reformulação.
Por isso, no meu primeiro ano de governo, vou realizar uma nova licitação para renovar a frota e reorganizar todas as linhas, preservando os empregos de motoristas e cobradores.
*Todos os candidatos receberam a mesma pergunta e solicitamos respostas por escrito em 1.000 caracteres. As respostas foram colocadas por ordem de envio dos candidatos.
Leia também:
Acompanhe também:
No segundo jogo da final do Paulista, o São José Basketball até lutou, mas foi superado pelo Franca e ficou …
23 horas atrásO famoso Terreno das Vaquinhas, na zona oeste da cidade, está cada vez mais perto de se concretizar como um …
2 dias atrásA Justiça concedeu decisão favorável à Prefeitura de São José dos Campos (SJC) e suspendeu a liminar que determinava redistribuição …
2 dias atrásNo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, o São José Basketball perdeu para o Franca, por 82 a 68, …
3 dias atrásA primeira partida da final do Paulista de Basquete 2024 será disputada nesta segunda (7), às 20h, na Farma Conde …
4 dias atrásUm carro da Prefeitura de Jacareí pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (7), no centro do município.
O veículo …
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) abriu processo seletivo para contratação de profissionais de …
4 dias atrásUm motorista, ainda não identificado, provocou o atropelamento de um grupo de jovens na noite de sexta (4) no Urbanova, …
6 dias atrásO Burguer King vai dar uma batata frita média ou uma onion rings, de mesmo tamanho, para os eleitores que …
7 dias atrásA partir desta segunda (7), motoristas de São José dos Campos, vindos do bairro Limoeiro, devem se atentar a um …
7 dias atrás