São José dos Campos terá 362 candidatos a vereador nas Eleições Municipais de 2024. O número representa uma queda de candidaduras em relação a eleição passada, em 2020, quando a cidade teve 599 disputando espaço na Câmara Municipal.
Os registros das candidaturas na Justiça Eleitoral foram encerrados nesta quinta-feira (15), incluindo para os que concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito. As candidaturas ainda serão julgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Para a Câmara de São José, são eleitos 21 vereadores ao todo. Entre os que já exercem o cargo, somente Robertinho da Padaria e Dulce Rita, que é candidata a vice-prefeita na chapa de Dr. Elton, não disputam a reeleição.
Leia também: Pitacos aleatórios: vai ou não vai ao debate?
Conheça alguns dos candidatos e as suas causas:
Agronegócio
- Mariara Freitas (PP): A agricultora é conhecida pelo Campo de Girassóis do Jardim Aquarius, além de ser uma figura feminina no agro.
Comunidade LGBTQIAPN+
- Bruniely Lemos (PT): Candidata pela primeira vez, é uma mulher trans que luta pelos direitos humanos. Ativista social, também é fundadora da Associação Transbordamos em SJC e embaixadora do Instituto Avon.
Educação
- Professor Ito Naressi (PSD): É servidor público municipal nas áreas de Educação e Esportes. Foi duas vezes Subprefeito do Distrito de Eugênio de Melo.
Mídia
- Carlos Abranches (Cidadania): O jornalista concorre a sua segunda eleição, sendo a primeira para Deputado Estadual, em 2022. Ele também é professor, psicanalista e músico.
Proteção Animal
- Protetora Tia Dany (PL): A candidata está concorrendo pela primeira vez e tem uma ONG para promover a proteção dos animais em situação de risco há mais de 10 anos.
Segurança
- Alexandre da Homicídios (PP): Candidato pela segunda vez consecutiva, é formado em Direito e é policial civil há 20 anos. Se dedica há 15 anos à equipe de Homicídios e atualmente é chefe da Delegacia da Infância e Juventude (DIJ) de SJC.
Transporte por aplicativo
- Marcelo Adsumus (PSB): É agente postal e tem protagonismo no Sindicato do Transporte por Aplicativo do Vale do Paraíba. É vereador suplente nas eleições de 2020.
A lista completa de candidatos pode ser conferida no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Acompanhe também: