Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Apesar de menos medalhas, presidente do comitê alemão vê evolução em Paris: ‘uma ascensão’
    Berlim Esporte Clube

    Apesar de menos medalhas, presidente do comitê alemão vê evolução em Paris: ‘uma ascensão’

    14 de agosto de 2024Updated:14 de agosto de 2024Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    As Olimpíadas de Paris 2024 terminaram no último domingo (11), após duas semanas de muito esporte. Como não poderia faltar, aliado a muito suor, lágrimas e momentos únicos, como são característicos em Jogos Olímpicos.

    Na França, a Alemanha esteve muito longe de fazer feio, terminou na 10ª posição do quadro de medalhas, com 33 conquistadas. Mas o resultado no ranking é o pior desde os Jogos Olímpicos de 1952, disputados em Helsinque, na Finlândia. E o número de medalhas, o menor desde a reunificação do país, em 1990.

    Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, para se ter uma ideia, a Alemanha conquistou 37 medalhas ao todo. Quatro a mais do que em Paris.

    atleta da alemanha mostrando medalha
    Alemão Lukas Märtens foi campeão olímpico dos 400 metros na natação (Créditos: Reprodução Twitter/DW Sports)

    Medalhas diminuíram no geral, mas ouros cresceram

    Se por um lado o desempenho geral ficou aquém dos números do país em competições do COI (Comitê Olímpico Internacional), a Alemanha tem um dado muito positivo para ser apresentado: o número de medalhas de ouro aumentou. Foram doze vitórias olímpicas, em comparação com dez há três anos no Japão.

    Diante do balanço positivo com relação ao número de pódios em primeiro lugar, Thomas Weikert, presidente da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB), disse à rádio Deutschlandfunk que houve uma “ascensão” na França em comparação com o Japão. “Não é de forma alguma um declínio, na verdade, acho que é mais uma ascensão”.

    “No geral, também temos muitas colocações entre quatro e oito. Isso nos dá a esperança de que isso nos levará a medalhas novamente”, continuou o dirigente da DOSB.

    Além de Weikert, o Diretor de Esportes Competitivos da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos, Olaf Tabor, também fez elogios e citou que o objetivo alemão era para 2024 era “permanecer entre os dez primeiros do ranking nacional”, o que de fato ocorreu. Entretanto, não deixou de lembrar o dado negativo:

    “E, ao mesmo tempo, ainda não conseguimos interromper a tendência de queda no número de medalhas”, relembrou o diretor em coletiva de imprensa de encerramento dos Jogos.

    Leia mais: Ex-atleta olímpica tetraplégica após acidente, Laís Souza vai contar sua história na Innovation Week, em São José

    Para as Olimpíadas de 2028, que vão acontecer em Los Angeles, nos Estados Unidos, Tabor disse que a Alemanha tem como meta o “quinto lugar”, mas citou que esse não é um objetivo fácil de ser alcançado.

    “Para um desenvolvimento bem sucedido novamente, precisamos de menos burocracia e mais flexibilidade, além de mais investimento no esporte competitivo”.

    Seria o dinheiro com a premiação de medalhas uma maneira justa de incentivar ainda mais o desenvolvimento do esporte de alto rendimento na Alemanha? Para a nadadora Angelina Köhler, que terminou em Paris no quarto lugar nos 100 metros borboleta, a premiação aos atletas deveria ser maior. Inclusive fez uma comparação com a premiação distribuída por um programa de realiy show alemão chamado Sommerhaus der Stars (Casa de verão das estrelas, na tradução literal).

    “Não acho certo que as pessoas possam ganhar 50.000 euros no “Sommerhaus der Stars” e os atletas que ganham uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos apenas 20.000 euros”, disse a jovem de 23 anos à agência de notícias alemã DPA.

    “Treinamos nossa vida inteira para isso. Treinamos dez vezes por semana e não acho certo que as recompensas sejam tão pequenas”, continuou.

    Você pode gostar de ler: Camila levou um brasileiro ao pódio: o que conta uma joseense voluntária nas Olimpíadas de Paris

    Como foi revelado por diversos sites alemães, a premiação do país por medalhas foi dividida da seguinte maneira: 20 mil euros para ouro, 15 mil para prata e 10 mil para bronze.

    O valor, entretanto, ficou bem abaixo do que por exemplo a França (80 mil euros), e outros países como Sérvia (300 mil euros), Israel (quase 300 mil euros) e até China (700 mil euros) ofereceram como premiação aos seus atletas por cada medalha de ouro.

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Carlos Schön

    Carlos Schön

    Joseense de nascimento, Carlos mora em Berlim desde 2021 e carrega consigo o melhor de duas culturas que se completam em muitos aspectos: a brasileira e a alemã. É formado em jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba, apaixonado por esportes e especialista em futebol alemão
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresCasal de Guaratinguetá morto em queda de avião da Voepass será velado nesta quarta (14)
    Próxima Notícia Adutora rompe e afeta abastecimento de água na zona leste de Jacareí

    Notícias Relacionadas

    Füchse Berlin conquista o terceiro título da ‘Copa da Alemanha’ de sua história

    21 de abril de 2026

    João Fonseca volta a vencer “freguês”, vai às quartas de final em Munique e confirma boa fase no saibro europeu

    15 de abril de 2026

    Clube alemão anuncia primeira mulher a treinar uma equipe nas cinco principais ligas da Europa

    14 de abril de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado










    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.