Há dois meses para as eleições municipais, os candidatos já começam a expor suas propostas para diferentes setores das cidades e o pré-candidato a prefeito em São José dos Campos, Wilson Cabral (PDT), já tem uma diferente para Mobilidade Urbana.
Formado em Oceanologica e Mestre em Sensoriamento Remoto ele defende o uso do Rio Paraíba como eixo de transporte por navegação na cidade. Na manhã de domingo (28), desceu o rio de bote, partindo da ponte do Urbanova até a região do Altos de Santana e contou a experiência ao portal spriomais:
“A gente passou por vários trechos com problemas de erosão, trechos sem mata ciliar, trechos em que há propriedades privadas que não respeitam o distanciamento e a manutenção da mata ciliar”, relata.
Para o pré-candidato, a restauração do rio é totalmente possível por meio de um programa envolvendo outros municípios, mas com São José como protagonista. A atividade estaria vinculada ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.
Após a restauração, o transporte por navegação poderia ocorrer normalmente e ainda de forma sustentável, a partir de embarcação movida a energia solar.
“Estamos projetando um protótipo de embarcação provida com energia solar e aí a gente poderia ter a circulação dessas embarcações, ter dois ou três pontos de transbordo de chegada no rio e transbordo com outros modais como ônibus e isso se tornaria um parte do eixo de mobilidade urbana”, finaliza.
Wilson já havia discutido o tema com o canoista recordista mundial de SJC, Pedro Oliva, que há quase 10 anos buscou apoio técnico do pré-candidato para desenvolver uma ideia.
Juntos, eles pensaram em um caiaque com sensores para monitoramento das águas e isso deu origem ao projeto Cachoeiras, feito em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Em 2015, Pedro realizou uma expedição de dois meses indo da nascente até a foz do rio, coletando dados para avaliação dos especialistas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Leia mais em Política:
Acompanhe também:
Uma mancha vermelha foi identificada em alto mar no canal São Sebastião-Ilhabela e deixa a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado …
1 dia atrásA dívida da Prefeitura de Taubaté é de R$ 1,1 bilhão e irá comprometer em 40% o orçamento do município …
1 dia atrásO São José Esporte Clube anunciou a chegada do atacante Lawan, de 19 anos, para reforçar a equipe na Série …
1 dia atrásA Prefeitura de São José dos Campos passou a utilizar drones nesta semana para combater a dengue em locais de …
1 dia atrásO São José Basketball venceu o São Paulo, com um placar de 89 a 80, em um jogo realizado no …
1 dia atrásA Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos bateu recordes históricos na produção de combustível para aviação e …
1 dia atrásUm casal teve a casa completamente inundada por esgoto na noite desta quarta-feira (22) no centro de Jacareí.
Andressa e Israel …
A Prefeitura de Caçapava anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a mudança de empresa que opera os ônibus do transporte …
2 dias atrásA Justiça Federal condenou a Prefeitura de Aparecida a desocupar o loteamento Jardim Santo Afonso, às margens do Rio Paraíba …
2 dias atrásSão José dos Campos, uma das cidades mais dinâmicas do Vale do Paraíba, é reconhecida por sua força econômica, qualidade …
2 dias atrás