“Fico feliz em poder fazer parte da marca mais legal da Alemanha”. Essa foi a frase usada pelo jogador de xadrez Magnus Carlsen em sua chegada ao St. Pauli – um dos clubes de futebol mais alternativos não só da Alemanha como do mundo.
Anunciado com pompas de estrela pela equipe de Hamburgo, aliás recém-promovida à primeira divisão de xadrez, Carlsen, de 33 anos, tem a impressionante marca de terminar de 2013 a 2023, ou seja, dez anos seguidos, como número um do mundo no ranking profissional da modalidade.

Em entrevista ao portal NDR, Reinhard Ahrens, vice-presidente da Liga de Xadrez profissional da Alemanha, disse que o nórdico é “o único nome que possui um certo grau de notoriedade fora do mundo do xadrez”, por isso a sua presença na Alemanha é muito “atraente”.
Apesar do anúncio ter trazido notoriedade, a mídia alemã citou que é provável que o jogador, considerado um dos maiores da história, não dispute todas as 15 partidas da temporada da Liga Alemã – considerada a mais forte do mundo.
“Na prática, isso será um pouco difícil, devido ao seu calendário cheio. No fim das contas, isso se resumirá a um ou dois finais de semana em que Magnus realmente se sentará no tabuleiro e jogará. Ele está na lista e quer jogar, mas isso não determinará sua vida”, falou também ao NDR o empresário Jan Henric Büttner, que dirige a academia de xadrez Weissenhaus, parceira do clube, e responsável direta pela chegada da celebridade.
Fato é que o St. Pauli também não será uma grande novidade a Carlsen, pois ele já teve passagens por outras equipes no país. Na temporada 2004/05, o atleta atuou pela equipe de Berlim Schachfreunde Neukölln, e de 2006 a 2009 pelo time OSG Baden-Baden.
Campeões no Futebol
Além da chegada de Magnus Carlsen, outro motivo de alegria para o torcedor do St. Pauli foi a conquista do título da segunda divisão alemã, coroada no último domingo (19), após vitória de 2 x 1, fora de casa, sobre o SV Wehen Wiesbaden. A primeira taça do campeonato do segundo nível mais alto do futebol alemão desde 1977.
O troféu também irá proporcionar ao time de Hamburgo, muito mais conhecido por suas ações e por seus ideais do que propriamente o sucesso no âmbito futebolístico, a disputa da Bundesliga, a primeira divisão alemã, pela primeira vez desde a temporada 2010/11.
Leia mais de Berlim Esporte Clube:
Após título inédito, cidade de Leverkusen quer tornar Xabi Alonso nome de rua
Acompanhe também: