Um grande marco foi quebrado no futebol alemão no último final de semana. Em partida válida pela terceira divisão do país, o FC Ingolstadt empatou contra o SV Waldhof por 1 x 1, no domingo (8). Para o time da casa, que se encontra na décima primeira posição da tabela, o jogo não valeu de tanto pelo placar, mas sim pelo significado da partida.
Isso, porque a equipe – que conta com investimento da montadora multinacional alemã Audi, que inclusive tem sede em Ingolstadt – teve a estreia da treinadora Sabrina Wittmann, que assumiu o time do estado da Baviera oficialmente na última quinta-feira (2), há quase uma semana. A técnica de apenas 32 anos se tornou assim a primeira mulher a treinar um clube masculino na história do futebol alemão.
Sabrina chegou para trabalhar como interina até o final da atual temporada no lugar do técnico Michael Köllner. Antes, a treinadora já havia ganhado experiência liderando o time sub-19 do mesmo Ingolstadt nos últimos três anos. Nascida na própria cidade, Wittmann havia comentado a oportunidade de liderar o time alemão em sua apresentação:
“Não há outro lugar onde eu gostaria de poder estrear. Ingolstadt é para mim algo muito especial, é a equipe da minha cidade natal. Aqui comecei há 19 anos, primeiro jogando, e depois tendo a oportunidade de dar os meus primeiros passos como treinadora.”
Coincidência ou não, antes da treinadora assumir a equipe bávara, ela havia dado uma entrevista para a Federação Alemã de Futebol (DFB), em abril, para falar sobre a situação das treinadoras alemãs no país, e citou que “exemplos são muito importantes para que outras mulheres reconheçam o que é possível”.
Mais de Berlim Esporte Clube: Após título inédito, cidade de Leverkusen quer tornar Xabi Alonso nome de rua
Autor do gol de empate do Ingolstadt no domingo, tento que foi marcado já no fim da partida, aos 95 minutos, o atacante Sebastian Grönning foi enfático ao elogiar a treinadora em entrevista ao grupo de mídia BR 24 após a partida, sobretudo pela questão de gênero:
“Vivemos em um mundo moderno, não olho para o gênero. A Sabrina tem grandes qualidades, não importa se ela é homem ou mulher. (…) Ela sabe o que quer, é muito clara e exigiu muito de nós desde o primeiro dia.”
Apesar de Sabrina Wittmann ter se tornado a primeira mulher a assumir um clube masculino de futebol na Alemanha, antes dela, uma outra treinadora já havia chamado a atenção do mundo por seu feito. A também alemã Marie-Louise Eta, de 32 anos, debutou com o Union Berlin no cargo de assistente técnica no empate contra o Augsburg, no dia 25 de novembro de 2023.
Na oportunidade, nenhuma outra mulher havia sentado antes no banco de reservas de um time da Bundesliga, a primeira divisão alemã.
Será que veremos também treinadoras mulheres nos times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro? Na Alemanha, o exemplo já foi dado.
Acompanhe também:
A foto icônica de Gabriel Medina depois da sua quase nota dez nas Olimpíadas de Paris virou arte em uma …
2 dias atrásO Porto de São Sebastião voltou a exportar café após 60 anos. No último dia 9 de setembro, mais de …
2 dias atrásO Campeonato Brasileiro de Xadrez Interclubes será realizado desta quinta-feira (12) até domingo (15) no Shopping Jardim Oriente, em São …
2 dias atrásA Raposo Engenharia, conhecida por sua trajetória de sucesso e inovação, continua a transformar sonhos em realidade com projetos que …
2 dias atrásA Prefeitura de Caraguatatuba vai contratar 24 guarda-vidas temporários (GVT) para atuar nas praias do munícipio na temporada de verão …
2 dias atrásO Ministério Público do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública, pediram por meio de ação civil pública, o …
3 dias atrásA Embraer está com inscrições abertas no curso gratuito de Produção Aeronáutica.
São 96 vagas para moradores de São José dos …
Um supermercado atacadista de Caraguatatuba vai abrir 300 vagas de emprego nesta quinta-feira (12). As oportunidades são para candidatos com …
3 dias atrásO Sesc de São José dos Campos está promovendo encontros com figuras marcantes do basquete e vôlei brasileiro neste mês.
O …
A previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou o alerta laranja, que indica perigo, para a onda …
4 dias atrás