Hoje eu abro espaço para destacarmos dois pontos importantes se tratando de Meio Ambiente no Brasil: o alcance feito pelo país no campo das energias renováveis e o cancelamento da licença ambiental para a termoelétrica em Caçapava – SP, que aconteceu no final do mês de janeiro.
Segundo a agência de notícias da indústria, em 2023, um levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelou que impressionantes 93,1% da energia produzida no país provinha de fontes renováveis, estabelecendo um novo recorde histórico. Esta conquista não só reafirma a posição do Brasil como líder na transição energética global, mas também ressalta a redução na emissão de carbono, que atingiu o menor nível em 11 anos, com 38,5 kg de CO2 por MWh.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vê na diversificação da matriz energética brasileira uma vantagem estratégica, destacando o papel das energias renováveis na redução dos custos de produção e no menor impacto ambiental. Um importante indicador para o país, que deseja caminhar firme em sua trajetória sustentável, e expandir o uso de fontes limpas e diversificadas.
Em 2023, a energia gerada por parques eólicos, fazendas solares, hidrelétricas e usinas de biomassa totalizou 70.206 MWmed, contrastando com os 4.844.2 MWmed provenientes de fontes fósseis. As hidrelétricas continuam liderando a produção, enquanto as fontes eólica e solar, com uma capacidade instalada que supera a de três usinas de Itaipu, evidenciam um crescimento acelerado no setor de energias renováveis.
Em um contexto relacionado, mas na contramão do Brasil, a cidade de Caçapava na região do Vale do Paraíba se encontra em uma ameaçadora posição, isto é, um projeto de termoelétrica, a maior da América Latina, (tema já abordado nessa coluna), que tem um potencial de impacto negativo ao meio ambiente e a população enormes, pois há uma previsão de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), decorrente da queima de 6 milhões de metros cúbicos por ano de gás natural, que poderá alcançar 2.541 toneladas anuais, comprometendo a saúde pública e agravando o quadro, principalmente, de pessoas com doenças respiratórias.
Contudo, no dia 31 de Janeiro, após uma mobilização dos cidadãos, municípios e um pedido do Ministério Público, a sociedade pode celebrar o cancelamento da licença ambiental (ainda que não definitiva) – uma decisão que reflete a crescente consciência sobre a importância de adotar práticas sustentáveis, não apenas para o ambiente, mas sanitariamente e como um pilar para o desenvolvimento econômico e social do Brasil através de formas alternativas de energia sustentáveis.
Este caso ilustra algo muito importante e profundo, que é a força da sociedade civil na orientação das políticas e decisões energéticas/ambientais do país, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade e destacando o papel crucial de sua força para todas as questões sejam ela ambientais, sociais ou governança.
Nos resta agora continuarmos a sermos claros, nos posicionar e, ao mesmo tempo, gerar empregos e certo desenvolvimento econômico. Esses pilares nunca terão mais valores que a saúde de todo ecossistema, como a região do Vale do Paraíba.
Veja também:
Em uma tarde, as ruas de São José dos Campos (SJC) já registraram três capotamentos de veículos seguidos nesta quinta-feira …
1 dia atrásOs vereadores Eugênio Zwibelberg (Avante), Junior JR e Josué D’Menor (Podemos), investigados por esquema de rachadinha, foram afastados dos cargos.
Outros …
Os cemitérios municipais de São José dos Campos (SJC) contam com um recurso de localização a fim de facilitar o …
2 dias atrásO trem-bala RioSP, projetado para operar a partir de junho de 2032, promete transformar a mobilidade entre São Paulo e …
2 dias atrásA segunda edição do Vale do Paraíba Restaurant Week começa nesta quinta-feira, 31 de outubro. Com menus completos a preços …
2 dias atrásCom a chegada das festas de fim de ano, que movimentam o comércio local, os shoppings de São José dos …
2 dias atrásO CenterVale Shopping, em São José dos Campos (SJC), fará uma atividade especial chamada “Caça aos Doces” em comemoração ao …
4 dias atrásA Prefeitura de Guararema anunciou que não terá programação e nem decoração de Natal neste ano.
Em comunicado publicado pelo Instagram …
Um acidente na rodovia Carvalho Pinto, em São José dos Campos, deixou três pessoas mortes e outras três feridas na …
4 dias atrásUm vendedor de paçoca teve seus produtos jogados no chão na tarde desta segunda-feira (28) no Jardim Aquarius, em São …
4 dias atrás