São José dos Campos, primeira cidade certificada como Inteligente, Sustentável e Resiliente do Brasil, vai sediar o encontro internacional que discute normas relacionadas à certificação de municípios em 2024.
A próxima reunião está programada para acontecer de 21 a 25 de outubro no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) em São José, confirmando o Brasil como sede durante a última plenária realizada em Paris.

O presidente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Mario William Esper, revelou, em outubro, o desejo de realizar a próxima reunião do comitê internacional responsável pelas normas em São José.
O evento é organizado pelo Comitê ISO/TC 268 sustainable cities and communities, que agrega 39 países participantes e 33 países observadores.
O comitê, coordenado pela ISO (International Organization for Standardization), já publicou 45 normas e tem outras 20 em fase de desenvolvimento.
ABNT
Mario William destacou, sobretudo, a missão da ABNT em assegurar que a posição de todos os setores brasileiros seja considerada na elaboração de normas.
A Associação é o único órgão nacional de normalização e é responsável pela elaboração das normas brasileiras em diversos setores.
Além disso, representa o Brasil em fóruns internacionais de normalização, incluindo o Comitê ISO/TC 268 sustainable cities and communities.
Recertificação joseense
São José dos Campos passou por uma recertificação como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, conforme as normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, alinhadas com os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
Aliás, no processo de análise dos 276 indicadores que compõem as três normas, a cidade atingiu a nota máxima nos indicadores de Cidade Resiliente e Sustentável, e obteve a segunda melhor pontuação em Cidade Inteligente.
Durante entrevista para o Portal SP RIO+, Marcelo Nunes, diretor de desenvolvimento de negócios do Parque ressaltou o nível superior alcançado na nova certificação.
Acompanhe também: