A Eve Air Mobility anunciou nesta terça-feira (14) que se prepara para introduzir os primeiros voos urbanos com “carros voadores” em Bangalore, localizada no sul da Índia.
Os testes são resultado de uma operação conjunta com a Hunch Mobility e têm a colaboração de autoridades estaduais e federais indianas. A novidade torna Bangalore a cidade pioneira na região para a implementação da Mobilidade Aérea Urbana (UAM) com o uso de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
eVTOLs, popularmente conhecidos como “carros voadores”, são o futuro da mobilidade urbana(Foto: Divulgação/Eve)
A Eve foi pioneira entre os fabricantes de eVTOL ao firmar uma Carta de Intenção (LOI) na Índia com a Hunch Mobility, estabelecendo um acordo para adquirir 200 eVTOLs, serviços e a solução de Urban ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) da empresa.
Com a Carta de Intenção, a Eve e a Hunch deram início a um projeto-piloto de três meses com voos de helicóptero dentro de Bangalore. O objetivo foi coletar informações sobre as operações e experiências dos clientes durante as viagens.
Os dados coletados estão sendo usados para aprimorar os eVTOLs produzidos pela Eve, além de aperfeiçoar a solução de gerenciamento de tráfego aéreo da aeronave e as estratégias de serviço e suporte ao cliente da companhia brasileira.
Segundo Johann Bordais, CEO da Eve, o anúncio representa uma etapa importante na parceria entre as empresas, que buscam co-criar o ecossistema de mobilidade aérea urbana na Índia.
“A Índia é um mercado crucial para a mobilidade aérea urbana, e nosso objetivo é colaborar com a Hunch Mobility para proporcionar uma alternativa eficiente e acessível de transporte, buscando aliviar os tempos de deslocamento em uma das cidades mais populosas do mundo”, explicou.
Veja mais: Taubaté é escolhida como sede da primeira fábrica do ‘carro voador’ da Embraer
Localizada no estado de Karnataka, Bangalore é uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, abrigando mais de 13 milhões de pessoas. Segundo a Eve, a expansão da aviação elétrica com eVTOLs tem potencial para diminuir consideravelmente a pegada de carbono, o ruído e o custo dos voos, tornando-os mais acessíveis ao público em geral.
O diretor da Hunch Mobility, Amit Dutta, afirmou que a colaboração com a companhia tem um comproisso em contribuir para o crescimento da Índia e contornar o desafio que são os congestionamentos nas estradas do país.
“Estamos entusiasmados para introduzir voos de eVTOL, que democratizarão a mobilidade aérea de curta distância, oferecendo passagens acessíveis e voos com zero emissão de carbono”, disse.
Os eVTOLs da Eve são 100% elétricos e possuem um alcance de 100 quilômetros (60 milhas), permitindo uma ampla variedade de trajetos de mobilidade aérea urbana em Bangalore.
O veículo utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise), com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. De acordo com informações da Eve, a aeronave contará com um piloto em seu lançamento, mas evoluirá para operações autônomas no futuro.
A entrada em serviço do eVTOL da Eve está prevista para 2026.
Acompanhe também:
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …
A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …
2 dias atrásAs faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …
Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …
2 dias atrásDepois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …
2 dias atrásLogo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …
2 dias atrásO Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …
3 dias atrásApenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …
3 dias atrásAdquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …
3 dias atrás