A Cracolândia é um dos maiores desafios para a cidade de São Paulo há cerca de três decadas. Vítima de inúmeras tentativas mal sucedidas de recuperação por parte do Estado, a região viu sua população crescer com os anos. Hoje, segundo o vice-governador Felicio Ramuth (PSD), os moradores ultrapassam dos mil durante a noite, período de maior vulnerabilidade.
Ainda que sem aconchego algum, o local é responsável por acolher usuários de todo o país. Mais que um ponto para uso de entorpecentes, em especial o crack, que lhe batizou, a região é um esconderijo a céu aberto em uma das principais capitais do mundo.
O desejo de Felicio, porém, é que essa realidade de fato mude. O governo estadual deve instalar em breve 500 câmeras no Centro de São Paulo para aumentar a identificação dos moradores por lá.
Imagem registrada durante operação policial na Cracolândia em 2017 (Foto: Divulgação/Governo de SP)
No mês de agosto, a Prefeitura de São Paulo iniciou um projeto de videomonitoramento para a segurança na região. Pouco mais de um mês depois, diversos casos de furtos às câmeras foram registrados.
“As primeiras 500 câmeras [pelo governo estadual] serão instaladas na região central da cidade. O que acontece hoje com a Cracolândia: quem quiser se esconder, no Brasil inteiro, sabe que é só ir para o centro de uma das maiores metrópoles do mundo que ele vai passar lá despercebido. Ele vai poder consumir drogas e se esconder da família, se esconder de uma ordem judicial”, explicou Felicio à SP RIO+.
O vice-governador considera que a Cracolândia deva se tornar o lugar em que os usuários estejam mais expostos. O recurso de reconhecimento facial nos equipamentos, segundo ele, é um aliado nessa missão incerta.
“Agora nós sabemos quem são [os moradores]. Nós temos fotos de todos com a qualificação. Quem é aquela pessoa, de onde ela é, de qual cidade, e se ela tem que cumprir alguma determinação da Justiça. Ontem (26) nós identificamos 100 pessoas lá dentro descumprindo ordens judiciais”, contou em entrevista ao podcast Talk+ na última sexta-feira (27).
A criminalidade é claramente uma batalha interna da região. Dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) divulgados na última semana apontam que a Cracolândia teve um futo a cada 33 minutos entre janeiro e setembro deste ano. No período, foram 11.979 casos registrados no total.
Leia também:
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe também:
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …
A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …
2 dias atrásAs faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …
Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …
2 dias atrásDepois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …
2 dias atrásLogo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …
2 dias atrásO Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …
3 dias atrásApenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …
3 dias atrásAdquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …
3 dias atrás