A Cracolândia é um dos maiores desafios para a cidade de São Paulo há cerca de três decadas. Vítima de inúmeras tentativas mal sucedidas de recuperação por parte do Estado, a região viu sua população crescer com os anos. Hoje, segundo o vice-governador Felicio Ramuth (PSD), os moradores ultrapassam dos mil durante a noite, período de maior vulnerabilidade.
Ainda que sem aconchego algum, o local é responsável por acolher usuários de todo o país. Mais que um ponto para uso de entorpecentes, em especial o crack, que lhe batizou, a região é um esconderijo a céu aberto em uma das principais capitais do mundo.
O desejo de Felicio, porém, é que essa realidade de fato mude. O governo estadual deve instalar em breve 500 câmeras no Centro de São Paulo para aumentar a identificação dos moradores por lá.

No mês de agosto, a Prefeitura de São Paulo iniciou um projeto de videomonitoramento para a segurança na região. Pouco mais de um mês depois, diversos casos de furtos às câmeras foram registrados.
“As primeiras 500 câmeras [pelo governo estadual] serão instaladas na região central da cidade. O que acontece hoje com a Cracolândia: quem quiser se esconder, no Brasil inteiro, sabe que é só ir para o centro de uma das maiores metrópoles do mundo que ele vai passar lá despercebido. Ele vai poder consumir drogas e se esconder da família, se esconder de uma ordem judicial”, explicou Felicio à SP RIO+.
O vice-governador considera que a Cracolândia deva se tornar o lugar em que os usuários estejam mais expostos. O recurso de reconhecimento facial nos equipamentos, segundo ele, é um aliado nessa missão incerta.
“Agora nós sabemos quem são [os moradores]. Nós temos fotos de todos com a qualificação. Quem é aquela pessoa, de onde ela é, de qual cidade, e se ela tem que cumprir alguma determinação da Justiça. Ontem (26) nós identificamos 100 pessoas lá dentro descumprindo ordens judiciais”, contou em entrevista ao podcast Talk+ na última sexta-feira (27).
A criminalidade é claramente uma batalha interna da região. Dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) divulgados na última semana apontam que a Cracolândia teve um futo a cada 33 minutos entre janeiro e setembro deste ano. No período, foram 11.979 casos registrados no total.
Leia também:
A cada dia novos casos de violência e furtos
Ver essa foto no Instagram
Assista a entrevista completa com o vice-governador Felicio Ramuth
Acompanhe também: