A família Shibata, parte recente da história de japoneses em São José dos Campos, foi homenageada em duas novas vias no Jardim Oriente, na zona sul.
Inauguradas em julho no entorno do Supermercado Shibata, as ruas ganharam oficialmente nesta terça-feira (12) os nomes de Kimie e Masanosuke Shibata, mãe e pai da família da rede de supermercados nascida no ano de 1976 em Mogi das Cruzes e que está em São José desde 2017.
Membros da família Shibata posam em frente à placa com os nomes das ruas (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)
O Diretor de operações da rede e neto do casal de fundadores falou sobre o significado do tributo.
“A cultura oriental valoriza muito a gratidão. E hoje, com a família toda reunida aqui, nos remete a lembranças do começo desta história. É muito simbólico! Meus avós se dedicaram muito para realizar seus sonhos, e agora este legado está eternizado nos nomes destas ruas.”
Durante a cerimônia de homenagem nesta terça, a família recebeu placas comemorativas à família. O prefeito Anderson Farias (PSD) também os presenteou com réplicas das placas da rua.
As obras das vias fazem parte de um pacote de contrapartidas do empreendimento do Grupo Shibata (Shopping Jardim Oriente e o supermercado), que arcou com os custos de R$ 20 milhões do serviço.
Veja também: Dupla de “Japanejo”, Lukas Akira e Fábio inovam no sertanejo com influências orientais
O pacote conta também com adequações viárias nas avenidas Bacabal e Madagascar, marginais da Estrada Velha Rio/São Paulo. A rua Bacabal recebeu obras de alargamento e a criação de novo retorno. A rua Madagascar, por outro lado, recebeu a implantação de uma travessia elevada próxima a escola estadual Benedito Matarazzo.
As contrapartidas do Grupo Shibata ainda incluem a destinação de 20 abrigos para passageiros de ônibus e melhorias nas sinalizações horizontais e verticais no bairro Jardim Oriente para compatibilização com os novos viários implantados.
No ano passado, foram completados cem anos da imigração japonesa em São José dos Campos. Em abril de 1922, um grupo de dez pessoas liderado por Esaku Ihara veio para a cidade e adquiriu um terreno para plantação de café.
A partir do ano de 1930, outras famílias do Japão se instalaram pelo município para o cultivo agrícola, abertura de comércios e atuação no ramo imobiliário.
Essa onda de imigração japonesa refletiu muito no crescimento da indústria local, com destaque para o setor têxtil com a Kanebo do Brasil S/A, e companhias japonesas como a Panasonic, Hitachi e Fuji.
A rua Kimie Shibata teve seu acesso liberado pelo prolongamento da rua Mindanau, uma antiga rua sem saída, e segue paralela em toda a extensão da rua Rosário, sentido Jardim Satélite, até a rua Lira, possibilitando um acesso mais seguro ao bairro.
A nova via possui três faixas de rolamento, passeio com ciclovia, e possibilitou um melhor acesso no entorno do Shopping Oriente e também para a região central através da rua Andorra.
Com a construção da nova via, a rua Rosário passou a ser mão única, sentido bairro, e recebeu obras de recapeamento em toda sua extensão, sinalização horizontal, vertical e de segurança, além de obras de acessibilidade.
Já o novo corredor Masanosuke Shibata é composto por duas pistas com duas faixas em cada sentido, que ligam a rua Kimie/Rosário com a rua Taru.
A nova via de cerca de 600 metros também conta com passeio e ciclovia, permitindo a ligação entre os dois extremos do bairro Jardim Oriente e Jardim América. Com a criação do novo eixo de ligação, foram construídas ainda rotatórias nas ruas Taru e Rosário.
Acompanhe também:
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …
A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …
2 dias atrásAs faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …
Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …
2 dias atrásDepois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …
2 dias atrásLogo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …
2 dias atrásO Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …
3 dias atrásApenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …
3 dias atrásAdquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …
3 dias atrás