Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Pref Taubaté – Taubapet Pref Taubaté – Taubapet

    Você está em:Início » O meio ambiente e a inclusão escolar
    ESG na Prática

    O meio ambiente e a inclusão escolar

    26 de agosto de 2023Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    A (grande) maioria da população consegue transitar de forma prática pelo mundo. Porém, para alguns, como os deficientes visuais, físicos, auditivos etc, certas situações triviais são desafios diários.

    Um dos exemplos é a comunicação pela linguagem de sinais (libras), que há muito tempo não vem acompanhando a velocidade tecnológica, ou as mudanças sociais (diversidade de gênero), econômicas (criptomoedas) e ambientais (mudanças climáticas). Essa última afeta diretamente o ensino escolar, uma vez que, para crianças ou mesmo acadêmicos com deficiência auditiva, falar sobre temas como “descarbonização” ou “aquecimento global” significava soletrar termos científicos extensos e complexos, letra por letra.

    Agora esses conceitos estão entre os 200 termos da ciência ambiental que têm seus próprios novos sinais oficiais na Língua de Sinais Britânica (BSL).

    chamada de vídeo entre pessoas com deficiência auditiva
    (Foto: Pexels)

    Cientistas com deficiência auditiva acreditam que ao atualizarem a linguagem de sinais, pessoas com deficiência auditiva poderão participar plenamente de discussões e ações em mudanças climáticas, não apenas em sala de aula, mas também dentro de laboratórios e certamente contribuirão para o desenvolvimento de pesquisas no mundo.

    “Estamos tentando criar sinais perfeitos que mostrem conceitos científicos”, explica Audrey Cameron.

    A relevância desse fato vem da própria professora Audrey Cameron, que é surda, e lidera o projeto de língua de sinais na Universidade de Edimburgo, na Escócia, que acaba de adicionar os novos termos ao dicionário BSL. A professora por mais de uma década esteve envolvida em pesquisas e participou de várias reuniões, porém nunca esteve a par totalmente das discussões. E isso porque não conseguia entender a fundo ou mesmo se expressar sobre química, por exemplo. Simplesmente não havia sinais para tal, diferentemente das pessoas ouvintes que “constantemente estão aprendendo e adquirindo conhecimento” onde quer que vão; as pessoas surdas perdem muita informação”.

    Leia mais: As grandes empresas e o ESG

    Em um mundo cada vez mais transformador e com rapidez tecnológica,  exemplo como esse deve ser incentivado nas escolas públicas e privadas. Pessoas com deficiências são um capital humano inteligente e sub aproveitados. Permitir que comunidades marginalizadas tenham sua participação ativa do diálogo científico, da construção do conhecimento e oportunidade de replicarem o que aprenderam em temas mais complexos, são pontos importantíssimos na construção infinita de uma sociedade mais justa e inclusiva.

    Acompanhe também:  

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Luís Magalhães

    Luís Magalhães

    Luís Fernando Carneiro Magalhães é co-fundador e sócio-diretor da srtatup joseense O2eco Tecnologia Ambiental, cujo objetivo é deixar um impacto positivo no meio ambiente. Estudou Agronomia na UFFRJ e Business & Marketing na Universidade Católica da Austrália e na Universidade de Canberra.
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresMesmo com ‘proibição’ de Anderson, ‘Marcha da Maconha’ em SJC está mantida, afirmam organizadores
    Próxima Notícia Eventos e gastronomia para pets em SJC: um mercado em expansão

    Notícias Relacionadas

    Legado vivo: o que continua depois que a gente sai de cena

    18 de julho de 2026

    Quando a omissão custa bilhões

    12 de julho de 2026

    Por que tanta gente acredita que está ajudando o planeta… sem estar?

    5 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Selva




    Vista Santana


    Pref SJC – Ferias Pref SJC – Ferias

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.