Uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) mostrou que mais de 70% da população brasileira aprova as principais diretrizes do Novo Ensino Médio.
O modelo foi implementado em 2022 nas escolas públicas e privadas, de forma escalonada até 2024.
As novas medidas ainda são pouco conhecidas, mas 9 em cada 10 pessoas aprova a possibilidade de um jovem fazer um curso técnico, por exemplo.
O levantamento foi realizado com 2.007 pessoas com mais de 16 anos, em abordagem domiciliar em dezembro do ano passado.
A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O Novo Ensino Médio teve sua aprovação em 2017. O principal objetivo está em dificultar o abandono dos estudos e tornar a aprendizagem mais atrativa.
Para isso, uma parte das aulas seria comum aos alunos de todo país, conforme a Base Nacional Comum Curricular.
Além disso, a nova modalidade daria autonomia aos estudantes para escolherem um próprio itinerário e aprofundar o aprendizado.
Entre as opções a serem escolhidas, por exemplo, estariam as áreas de matemática, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza ou ensino técnico.
De acordo com o Ministério da Educação, o cronograma do Novo Ensino Médio começou a ser implementado pelo 1ºano do ensino médio, em 2022.
Para este ano, a aplicação segue com o 1º e 2º anos e, em 2024, o ciclo é encerrado com os três anos.
Segundo a lei, as unidades escolares ampliariam a carga horária para sete horas diárias (1,4 mil horas anuais).
Apesar da pesquisa indicar que a maioria dos brasileiros está de acordo com as novas diretrizes, apenas 15% estão informados ou muito informados.
Quando as principais mudanças são apresentadas, os resultados são os seguintes:
– 93% aprovam o curso profissionalizante/técnico durante o ensino médio;
– 87% aprovam o aluno fazer escolhas dentro do currículo que estejam relacionadas à carreira que pretende seguir;
– 75% aprovam a possibilidade de o aluno escolher parte das disciplinas que pretende cursar;
– 72% aprovam novo modelo de currículo;
– 69% aprovam aumento da carga horária.
Por mais que os brasileiros tenham aceitado as propostas do Novo Ensino Médio, há o fato de que este período é considerado a segunda etapa escolar com pior avaliação no que se refere à qualidade.
A alfabetização, por exemplo, é a mais criticada. No balanço realizado pelo SENAI e SESI, 20% dos entrevistados avaliaram como ruim ou péssima.
Em segundo lugar está o próprio ensino médio, com 14%.
O ensino fundamental tem 13%; creches, 11%; ensino técnico e ensino superior, 8%; especialização/pós-graduação, 7%.
Além disso, sabe-se que a última etapa da formação básica (ensino médio) deve preparar os jovens para a carreira profissional.
No entanto, 57% dos brasileiros acreditam que a educação básica não prepara quase nada para o ensino superior.
Somente 1 em casa 10 acredita que o estudante sai bem preparado.
Na mesma pesquisa, 57% dos entrevistados acham que o ensino médio prepara pouco ou nada para o mercado de trabalho
Embora haja controvérsias, 55% acreditam que há um potencial no Novo Ensino Médio em melhorar a formação do aluno.
Além do mais:
– 83% acreditam que o novo ensino médio irá desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes
necessárias para os jovens;
– 83% que as escolas brasileiras irão formar jovens mais preparados para os desafios e demandas do atual
mercado de trabalho;
– 80% que irá promover a elevação da qualidade do ensino no país.
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