O governo federal do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) pretende retomar ainda neste ano as obras de 37,5 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida que estão paralisadas. Há a intenção ainda de se retomar, neste ano, 32 mil unidades com “entraves complexos”, como ocupações irregulares e problemas de infraestrutura.

Segundo levantamento, 170 mil unidades ainda não foram concluídas pelos governos anteriores, sendo que 80% das obras foram contratadas entre 2012 e 2014.
Segundo a Casa Civil, a iniciativa deve financiar 2 milhões de casas até 2026.
Na retomada do programa, antes chamado de Casa Verde e Amarela sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estão previstos 50% do financiamento em casas de famílias com renda de até R$ 2.640, ampliar o número de unidades e repasses para a locação social e contemplar o financiamento de moradias usadas.
Além disso, o “Minha Casa, Minha Vida” também deve incluir pessoas em situação de rua na lista de possíveis beneficiários da iniciativa.
