
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) não irá assumir nenhum Ministério no novo governo. O anúncio foi feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (10), em um discurso no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de Brasília, sede da comissão de transição.
“Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador para que ninguém pensasse que o coordenador vai ser ministro. Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente da República”, disse Lula.
Alckmin é o coordenador do processo de transição de governos. O nome do ex-governador de São Paulo chegou a ser especulado para assumir ministérios, como a Fazenda ou Planejamento.
Foi a primeira vez que o petista compareceu ao local desde que foi eleito. Em seu discurso, ele destacou que os nomes integrantes do comitê sejam automaticamente considerados postulantes aos ministérios de seu futuro governo.
“Podem ser ou podem não ser, mas [que] ninguém fique trabalhando como se ‘ah, eu vou ser ministro porque fui escolhido para comissão de transição'”, disse.
Em suas palavras, o grupo que irá atuar no CCBB tem a função de fazer uma “ressonância magnética” para “fazer um levantamento da situação do país”.
Leia também: Lula chora ao falar de fome durante discurso no CCBB