Pesquisadores do IQSC (Instituto de Química de São Carlos), da Universidade de São Paulo, identificaram um método com potencial para prever a gravidade da infecção por covid-19, a partir da análise do plasma sanguíneo dos pacientes. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Proteome Research.
A pesquisa descobriu que pacientes infectados pelo novo coronavírus apresentam variações na concentração de seis substâncias – chamadas de metabólitos – produzidas naturalmente pelo nosso corpo e que são encontradas no sangue: glicerol, acetato, 3-aminoisobutirato, formato, glucuronato e lactato. Durante as análises, os especialistas observaram que, quanto maior o desequilíbrio na quantidade dessas substâncias nos primeiros dias de infecção, mais graves eram os quadros de saúde desenvolvidos pelos pacientes.
“O que vimos em pacientes que evoluíram para casos graves de covid-19 é que havia uma alteração mais acentuada na concentração desses compostos quando eles procuraram atendimento médico”, explica Banny Correia, pós-doutoranda do IQSC e uma das autoras do trabalho.
Foram analisadas amostras de plasma sanguíneo de 110 pacientes com sintomas gripais que passaram, em 2020, pelo Hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sendo que 57 deles não estavam infectados por covid-19 e os outros 53 eram casos positivos recentes da doença.
Os pesquisadores observaram que, dos infectados, dez pacientes apresentaram complicações e chegaram a ser internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com registro de duas mortes. Esse grupo com quadro de maior gravidade apresentou, no início da infecção por covid-19, variações mais acentuadas na concentração dos metabólitos citados.
Os resultados do estudo podem contribuir, conforme apontou o IQSC, para o desenvolvimento de um novo protocolo clínico que poderia ser usado durante o processo de triagem dos pacientes e ajudaria médicos e hospitais a identificarem, já nos primeiros dias de sintomas, pacientes que possam desenvolver a forma grave da covid, permitindo que intervenham para evitar a evolução da doença.
Ainda segundo o IQSC, para validar a técnica, os pesquisadores planejam ampliar o número de amostras de plasma sanguíneo avaliadas e incluir novos grupos, como os vacinados que contraíram a covid-19, nos próximos passos do estudo. Além disso, eles pretendem incluir informações sobre gênero e idade nas estatísticas.
Foto: Polícia Ambiental/Divulgação
Um balão caiu sob a fiação elétrica e em alguns imóveis na região central de Caçapava hoje (3). …
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
O Conselho Municipal de Juventude, da Prefeitura de São José dos Campos, vai abrir inscrições para a eleição …
Danilo Castro é um dos nomes confirmados / Foto: Divulgação
Começa nesta segunda-feira (4), em Jacareí, o primeiro ‘Basketball Camp’, em …
Foto: Bruno Motta
Agora, começa mais uma decisão! Atlético Joseense e Manthiqueira iniciam neste final de semana as suas jornadas na …
Foto: Gabriel Duarte/SP RIO+
O final de semana no Vale do Paraíba terá um aumento da temperatura e clima estável, sem …
Foto: Freepik
A rede de laboratórios Fleury e Hermes Pardini acertaram nesta quinta-feira (30) a combinação dos negócios. O segmento é …
Foto: Reprodução Twitter/FIFA Media
A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, anunciou nesta sexta-feira (1°) que a tecnologia semiautomática de impedimento …
Vista aérea do bairro – Foto: Divulgação/PMJ
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), assinou, nesta quinta-feira (30), a planta oficial …
Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
A região norte de São José dos Campos está recebendo manutenção em praças …
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Pensando na temporada 2022/2023, a diretoria do São José Basketball anunciou nesta quinta-feira (30) a renovação do contrato do …