Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Omada Omada

    Você está em:Início » Felicio Ramuth defende tirar o Ensino Fundamental da responsabilidade do Estado
    Destaque

    Felicio Ramuth defende tirar o Ensino Fundamental da responsabilidade do Estado

    10 de maio de 2022Updated:11 de maio de 2022Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Foto: Reprodução/SP RIO+

    O ex-prefeito de São José dos Campos e pré-candidato ao Governo de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), defendeu nesta terça-feira (10) que o Ensino Fundamental não deve ser de responsabilidade do Estado, mas dos municípios.

    A declaração foi dada durante a primeira entrevista da série de sabatinas que a SP RIO+ irá fazer com os pré-candidatos ao Poder Executivo, Legislativo e Judiciário nas eleições de outubro deste ano. Confira aqui a entrevista completa.

    Ramuth defendeu o que ele chamou de “municipalização como um programa do Estado”, formato idealizado com base em suas visitas às cidades de São Paulo.

    “No Ensino Fundamental, o que eu vi em todas as cidades que eu passei já, é um caso muito próximo do que acontece em São José: uma disputa pelas vagas em escola municipal. Os pais preferindo que seus filhos estudem em escola municipal ao invés da escola estadual. É incrível, porque os professores, às vezes, muitos são da rede estadual e da rede municipal, mas não têm a infraestrutura necessária e a proximidade adequada para uma coordenação pedagógica mais presente. Então o que eu defendo: a municipalização como um programa do Estado.”

    Formato

    O formato defendido pelo pré-candidato utilizaria a mão de obra dos professores e da equipe de especialistas da rede municipal, com o Estado intervindo somente com o investimento de recursos.

    Questionado pelos jornalistas se a implantação do formato seria admitir uma “incompetência” por parte do Governo estadual, Felicio disse que sim.

    “É, admitindo que os municípios fazem melhor, uma coordenação melhor. Admitindo que o município tem muito mais condição de poder fazer a manutenção da escola, poder fazer o trabalho de coordenação e integração das equipes e o treinamento para as equipes que gerem na digestão das escolas”.

    Segundo o ex-prefeito de São José dos Campos, o formato também contribuiria com os municípios que possuem dinheiro sobrando em caixa, mas que não sabem onde gastar, já que não podem investir nas escolas estaduais por lei.

    “O que a gente viu mais recentemente são muitas cidades não sabendo onde gastar os 25% da educação. Se elas absorverem a rede estadual, elas vão ter a oportunidade de investir nessas escolas”.

    Felicio Ramuth também disse que o formato defendido por ele poderá ser adotado pelos municípios que tiverem interesse e a infraestrutura necessária, como é o caso de Franca e de Sertãozinho. Neste caso, o governo estadual seguiria responsável somente pelo Ensino Médio.

    Confira a fala na íntegra:

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresEDP instala nova iluminação LED em Guaratinguetá
    Próxima Notícia Boletim Braúna Investimentos – Edição 10/05/2022

    Notícias Relacionadas

    Justiça concede prisão domiciliar a ex-prefeito de Taubaté Roberto Peixoto por motivos de saúde

    15 de setembro de 2026

    ‘Embraer nunca teve tanta encomenda como tem hoje porque Lula tem sido ‘caixeiro viajante’ de venda’, diz Haddad

    11 de setembro de 2026

    Alckmin defende quebra do sigilo no caso Master

    11 de setembro de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado






    NIPBR



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.