Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Prefeitura SJC

    Você está em:Início » Anderson Farias comenta sobre assumir Prefeitura em meio a controvérsias e à Reforma da Previdência: “Não tiramos nenhum direito”
    Destaque

    Anderson Farias comenta sobre assumir Prefeitura em meio a controvérsias e à Reforma da Previdência: “Não tiramos nenhum direito”

    1 de abril de 2022Updated:1 de abril de 2022Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Foto: SP RIO+

    Em entrevista à SP RIO+ nesta semana, o agora prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), comentou sobre assumir o cargo em meio às controvérsias que o então prefeito Felicio Ramuth (PSD) enfrentava em sua gestão. Ele disse que é um cenário que já vem acompanhando “há um bom tempo”.

    O vídeo na íntegra está disponível abaixo

    Sobre a proposta da Reforma da Previdência, apresentada pelo seu antecessor à Câmara dos Vereadores, Anderson garantiu que o objetivo não é tirar nenhum direito dos trabalhadores.

    “A Reforma da Previdência é algo necessário, algo que é necessário fazer. Não estamos tirando nenhum direito dos servidores, muito pelo contrário, nós estamos fazendo uma adequação juntamente à lei federal para que a gente possa realmente garantir o futuro dos nossos servidores ativos que hoje estão no trabalho e também para os nossos servidores inativos”, garantiu.

    Segundo ele, entretanto, é um momento que exige mais esforço e anos de trabalho por parte dos trabalhadores.

    “O que a gente precisa e exige neste momento é um pouco mais de esforço de cada servidor, como foi de uma forma geral na Reforma de Previdência geral, onde exigiu de todos os trabalhadores brasileiros um pouco mais de esforço, trabalhando mais alguns anos, para que realmente possa cumprir a sua jornada, cumprir realmente a sua participação junto ao regime geral. Ao servidor de São josé não é diferente. A gente pede, neste momento, que a gente faça essa reforma importante, com um pouco mais de esforço de alguns, para que trabalhe mais alguns anos. Porque são realmente para eles mesmo, para o próprio instituto. Nenhum recurso vem para a cidade. É um recurso que fica para garantir o futuro dos servidores”, explicou.

    A nova proposta de Reforma da Previdência feita pelo então prefeito Felicio Ramuth gerou insatisfação no Sindicato dos Servidores, na oposição e até mesmo na base aliada. Mesmo assim, em março deste ano, a Prefeitura afirmou que vai mantê-la.

    O projeto altera pontos como idade mínima para aposentadoria, regras de transição, tempo de contribuição e cálculo dos benefícios previdenciários.

    Gatilho salarial

    Anderson Farias também comentou à SP RIO+ sobre o pagamento do gatilho salarial, exigido pelos servidores municipais.

    “É um cenário que eu já venho acompanhando já. Para mim não é novo. É um cenário que eu acompanho já há um bom tempo. A questão do gatilho é uma questão legal. É uma questão de uma lei federal que realmente nos impediu de contar esse tempo para aplicar o gatilho, de maio de 2020 a dezembro de 2021”, disse.

    O Sindicato dos Servidores exige que o salário da categoria seja reajustado em 21% devido às perdas salariais, que já somam 21%, em um momento de disparada da inflação no país, com o aumento nos preços dos combustíveis, dos alimentos e outros itens básicos.

    Entenda

    Sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 28 de maio de 2020, o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus proibiu que os municípios reajustem os salários dos servidores até 31 de dezembro de 2021.

    Tal Lei federal é utilizada pela Prefeitura de São José dos Campos como justificativa para não aplicar o chamado Gatilho Salarial, que estabelece a correção automática dos salários assim que a inflação atinja um determinado patamar.

    Em março de 2022, o então prefeito Felicio Ramuth informou à SP RIO+ que a prefeitura deverá pagar o gatilho salarial aos servidores em abril, caso a inflação dos três meses do ano fique em 5%. A afirmação foi feita durante uma entrevista concedida em uma edição do Jornal Abre Aspas.

     

    Confira a entrevista:

     

    View this post on Instagram

     

    A post shared by SP RIO+ (@spriomais)

     

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresJacareí define Av. Nove de Julho como local para comemoração do título do Campeonato Paulista
    Próxima Notícia Audi do Brasil inaugura concessionária em São José dos Campos

    Notícias Relacionadas

    Michelle expõe briga com Flávio e escancara racha na família Bolsonaro

    25 de junho de 2026

    Emenda sobre cálculo do anuênio dos servidores é aprovada pela Câmara de Jacareí

    17 de junho de 2026

    São José dos Campos oficializa Dia dos Legendários no calendário da cidade

    16 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vinac








    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.