
Foto: Mauro Junior
Cerca de 350 servidores públicos da Prefeitura de Taubaté promoveram um protesto contra a proposta de Reforma da Previdência nesta quinta-feira (24), na Avenida do Povo, por volta das 11h30.
O grupo caminhou até a sede da Prefeitura, no Palácio do Bom Conselho, e o ato terminou por volta das 12h30, horário de almoço da categoria, para que não houvesse paralisação das atividades.
Os manifestantes, sem vínculo com o sindicato da categoria, organizaram o movimento nas redes sociais.
O objetivo foi criticar a proposta de Reforma da Previdência, apresentada pelo prefeito José Saud (MDB). O grupo defendeu também a concessão de reajuste salarial para os servidores em 2022 e o fim da contratação de professores eventuais, já que eles pedem que as vagas abertas sejam preenchidas com os aprovados do último concurso.
A Prefeitura alega que a proposta de Reforma da Previdência trata-se de “uma imposição do governo federal”.
Segundo a administração municipal, “só será possível realizar o parcelamento da dívida” com o IPMT (Instituto de Previdência do Município de Taubaté), que é de R$ 73,7 milhões (valor que precisará ser corrigido) “quando todas as reformas forem aprovadas, o que não foi realizado no governo anterior”.
A Prefeitura também alega que “nenhuma escola foi fechada decorrente da paralisação, e que os alunos foram acolhidos nas escolas em outras atividades”.