20 de abril de 2024
São José dos Campos 19° C
Tempo nublado
Dollar R$ 5,204
20/04
SJC 19° C
R$ 5,204


Categoria: Divã da Raissa

Feliz Dia da Mulher? A Saúde Mental das Mulheres

Redação SPRIO+ • Publicado em 8/03/2022, às 14:56 • Atualizado em 8/03/22, às 14:56

É notório que nós mulheres temos ganhado mais espaço e representatividade ao longo dos anos na esfera social, política, econômica e profissional, mas isso tem sido suficiente?

Acredito que qualquer avanço é melhor que ficar estagnado, mas ainda falta muito para que nós tenhamos o espaço e reconhecimento que realmente merecemos e buscamos.

Ganhamos espaço no mercado de trabalho, ainda que em muitas áreas sem equidade salarial, o que foi muito importante no desenvolvimento da nossa autonomia financeira e crescimento pessoal, mas acabamos por ter um acúmulo de funções. Acredito que não seja uma grande novidade para as mulheres que estão lendo esta publicação, que estamos cansadas, pois, além da nossa vida profissional, ainda somos colocadas como as maiores responsáveis pela vida familiar e doméstica, ou seja, ainda pesa sobre nós a maior parte da responsabilidade na criação dos filhos e nos afazeres da casa.

Todo esse acúmulo tem um preço, toda a soma de responsabilidade tem nos deixado mais estressadas, cansadas, impacientes, irritadas e como consequência disso, com uma maior probabilidade de desenvolver doenças mentais como ansiedade e depressão.

E, como diria Simone Beauvoir, “Não se nasce mulher, torna-se”, mas o que isso quer dizer, afinal? Isso quer dizer que parte do “ser mulher” é decorrente de uma construção social, algo que nos é ensinado desde a nossa infância, como “senta igual mocinha!”, “uma mulher só se sente completa quando tem filhos!” e por aí vai, esses são apenas pequenos exemplos.

Essa construção do papel feminino, do “ser mulher”, muitas vezes exerce um papel negativo em nossas vidas, somos questionadas em nossas decisões e atitudes com base no que se acredita ser algo que devemos fazer, como a decisão de nos casarmos e de termos filhos, por exemplo.

É chegada a hora de nos questionarmos sobre esse papel e sobre o quanto essas decisões são de fato questionáveis por terceiros, já que é algo extremamente pessoal e que podem gerar consequências tão profundas e definitivas. O amadurecimento de novas ideias relacionadas ao papel da mulher no mundo em que vivemos e em nossas relações próximas têm como possíveis consequências um aumento da consciência do que buscamos para a nossa vida profissional e pessoal. Faz com que busquemos uma maior satisfação em nossos trabalhos, além de uma busca mais assertivas em relação a nossos parceiros e na decisão sobre ser mãe ou não.

Aos homens acredito que, nesse momento em que vivemos, cabe também pensar não só sobre essa nova mulher que surge, mas também a velhos conceitos e ideias de masculinidade, sobre “ser homem”. Já está bem démodé atribuir à mulher as tarefas da casa e o cuidado com os filhos. Além de sobrecarregar a sua parceira e não contribuir com a saúde mental dela, isso não contribui com a própria autonomia masculina dentro de sua própria vida. Tornar-se consciente de suas responsabilidades e assumir este lugar no relacionamento na vida a torna, além de um adulto funcional, uma pessoa de muito mais fácil convívio.

É necessário normalizar a discussão do tema, tanto para homens quanto para mulheres, só assim será possível que consigamos amadurecer as ideias e caminhar para algo novo, que seja mais igualitário e saudável mentalmente para todos.

Feliz Dia Internacional da Mulher.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Esporte

São José anuncia novo reforço para a lateral esquerda e torcida aprova

Para reforçar a lateral esquerda, o São José Esporte Clube anunciou a contratação de Mateus Müller, de 28 anos, vindo …

23 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Estacionamento do Colinas terá festival para fãs de churrasco, cerveja e rock

O estacionamento do Colinas Shopping vai virar palco do Villa Barbecue, um festival de churrasco com cortes de carne, sobremesas, …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

São José e Jacareí jogam pelo título da Copa Caipira de rugby neste sábado

A Copa Caipira 2024 de rugby chega à sua última rodada com destaque para o aguardado Clássico Caipira entre Jacareí …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Hospital da Retaguarda reabre para internações a partir de segunda-feira (22) em SJC

O Hospital da Retaguarda na Vila Industrial reabre exclusivamente para internações a partir da próxima segunda-feira (22) em São José.
A …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

TJ atende pedido de desistência do Estado em ação para demolições de casas na Vila Sahy, em São Sebastião

O Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu ao pedido do Governo do Estado, de desistência do processo para demolições …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

São José inicia campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou que a campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha, começará nesta …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Além de cerimônia na capela, noivos poderão fazer festa de casamento no Vicentina Aranha

A Capela Sagrado Coração de Jesus, dentro do Parque Vicentina Aranha, sem dúvidas é um dos lugares mais charmosos para …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Chegada de frente fria derruba temperaturas no Vale do Paraíba

Uma massa de ar frio de origem polar chegou ao Brasil e vai derrubar as temperaturas no Vale do Paraíba …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

Nicholas renova com o São José até o final do Paulista A2 de 2025

O São José Esporte Clube concluiu a renovação de contrato do meia-atacante Nicholas Ienczczak até o final do Paulista A2 …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Taubaté negocia prorrogar contrato com SPDM para administração do HMUT

A Prefeitura de Taubaté negocia a prorrogação do contrato com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), atual …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados