18 de abril de 2024
São José dos Campos 20° C
Tempo nublado
Dollar R$ 5,249
18/04
SJC 20° C
R$ 5,249





Categoria: Animais Ok, Mais Destaques

Que calor bicho!

Ricardo Osman • Publicado em 22/01/2022, às 20:13 • Atualizado em 23/01/22, às 13:52

Foto: Freepik

A meteorologia informa: o verão chegou para valer e a última semana deste mês de janeiro será muito quente. Neste sábado, dia 22, a temperatura chegou, no horário da tarde, aos 31°C em São José dos Campos; aos 32°C em São Paulo e aos 34°C no Rio de Janeiro. A previsão é de que o calor se mantenha ou vá além destes patamares.

Se para nós, humanos, está quente, para os cães e os gatos o planeta está fervendo.

Isso porque cães e gatos têm uma característica comum: não estão adaptados para o clima quente dos trópicos. Ambas as espécies sofrem com o calor, principalmente porque não têm a capacidade de suar, como nós humanos e os cavalos. A transpiração é um sistema muito eficiente para baixar a temperatura corporal.

No ranking da termo regulação em regiões tropicais, os caninos e os felinos são os últimos colocados. O típico cão vira-lata brasileiro tem algumas vantagens no pelo liso e patas longas, mas de modo geral eles nasceram mesmo para viver perto do Polo Norte!

A temperatura interna deles é alta, cerca de 38,5°C (a do ser humano está em torno de 36,5°C). O coração, que é um órgão quente, fica perto do chão nos pets, o que agrava o aquecimento em dias de calor.

Esses pets contam basicamente com quatro recursos para esfriar o organismo: 1) ofegar, quando abrem a boca e colocam a língua para fora para evaporar saliva e secreção nasal (Evaporação); 2) por contato direto da barriga com um chão gelado (Condução); 3) por Convecção do vento ou da água passando e retirando o calor do corpo ou pelo 4) sistema de radiação infravermelha, se aproximando de objetos maiores e frios.

Os pelos atrapalham em algumas poucas raças, mas de modo geral ajudam a combater o calor, ao contrário do que pensamos. A maioria dos pelos consegue manter a temperatura da pele do cão e do gato abaixo da temperatura do ambiente. Além disso, protegem dos raios solares terríveis do verão.

Neste verão, que chegou de verdade agora, mantenha seus animais em locais frescos da residência e ofereça bastante água de dia e de noite. Vale até colocar pedras de gelo nos potes de água, para mantê-la fresquinha por mais tempo.

Evite passear com os cães nas horas quentes do dia, pois além da possibilidade de insolação, calçadas e asfalto aquecido podem causar queimaduras nos coxins das patas, e até queimaduras internas no caso de raças de patas curtas como os Dachshunds e  Corgis, que têm a barriga bem próxima ao chão.

Mesmo o transporte ou a manutenção dentro do carro, durante uma compra rapidinha, podem causar o aquecimento excessivo, com risco de morte do pet.

Em vez disso, que tal um mergulho na piscina,  ou  banho de mangueira? Garanto que o seu amigo canino vai adorar!



Ricardo Osman

Ricardo Osman

Nascido no Rio de Janeiro, Ricardo é formado em Comunicação Social pela UFRJ e em Medicina Veterinária pela FMU, em São Paulo. Autor de livro sobre uma vira-lata (Estrela e o Quarteto Mágico), também mestre em Saúde e Bem-Estar Animal.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Cidades, Mais Destaques

São José inicia campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou que a campanha de vacinação contra brucelose, raiva e manquinha, começará nesta …

3 horas atrás
Cidades, Destaque

Além de cerimônia na capela, noivos poderão fazer festa de casamento no Vicentina Aranha

A Capela Sagrado Coração de Jesus, dentro do Parque Vicentina Aranha, sem dúvidas é um dos lugares mais charmosos para …

5 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Chegada de frente fria derruba temperaturas no Vale do Paraíba

Uma massa de ar frio de origem polar chegou ao Brasil e vai derrubar as temperaturas no Vale do Paraíba …

7 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Nicholas renova com o São José até o final do Paulista A2 de 2025

O São José Esporte Clube concluiu a renovação de contrato do meia-atacante Nicholas Ienczczak até o final do Paulista A2 …

8 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Taubaté negocia prorrogar contrato com SPDM para administração do HMUT

A Prefeitura de Taubaté negocia a prorrogação do contrato com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), atual …

1 dia atrás
Colunas, Esporte, Mais Destaques

Franco, destaque da Portuguesa Santista, é o novo reforço do São José

O São José Esporte Clube anunciou a contratação do meio-campista Franco, de 31 anos, com o intuito de reforçar a …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Câmara de Taubaté abre processo seletivo para estágio de Direito

A Câmara de Taubaté abre nesta quinta-feira (18) processo seletivo para vaga de estágio do curso de Direito.
Está disponível uma …

1 dia atrás
Destaque, Especiais, Esporte, Mais Destaques

Talento e base familiar podem dar a São José um novo grande skatista

As Olimpíadas de Tóquio apresentaram o skate para muita gente. A estreia da modalidade na maior competição esportiva do planeta …

2 dias atrás
Cidades

Mulheres com criança pulam do segundo andar de prédio após incêndio em Taubaté

Duas mulheres com uma criança, pularam de um apartamento no terceiro andar de um prédio no bairro Parque Aeroporto, na …

2 dias atrás
Esporte, Mais Destaques

Vôlei São José anuncia mudanças: trio convocado para a seleção deixa o elenco

Logo depois da polêmica da convocação de Douglas Souza para a seleção brasileira, o diretor do Vôlei São José, Ricardo …

2 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados