
O uso de máscaras no transporte público passará a ser obrigatório no estado de São Paulo a partir de 4 de maio como medida de contenção ao coronavírus.
O anúncio, feito pelo governador João Dória nesta quarta-feira, obriga passageiros a usarem o equipamento em ônibus, metrôs e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A medida, que será publicada amanhã no Diário Oficial, também se aplica a motoristas de táxis e de aplicativos. Segundo Doria, os passageiros que não respeitarem a nova regra serão verbalmente advertidos por fiscais da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Já para as empresas, a advertência será por escrito.
“Se a pessoa não usar máscara, a advertência será verbal. As empresas serão multadas (se os funcionários não usarem máscaras), sejam públicas ou privadas”, disse o governador, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
De acordo com o prefeito Bruno Covas, já foi estabelecido um contrato que estabelece multa diária de R$ 3.300 caso as empresas desobedeçam a norma.
“A concessionária será multada por dia e por ônibus se houver pelo menos uma pessoa (um funcionário) sem máscara”, ressaltou Covas.
Taxa de ocupação
Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos da Grande São Paulo atingiu um pico de 85%, 4% a mais do registrado ontem. Na enfermaria, a taxa de ocupação hoje é de 75%. Em todo o estado, 68% das UTIs estão ocupadas.